sábado, 31 de outubro de 2009

Eleitos locais à Assembleia de Freguesia da Venteira tomaram posse no passado dia 31 de Outubro

Imagem da Tomada de Posse com o Executivo eleito (fila da frente) e a mesa da Assembleia (fila de trás):
Membros do Executivo (da esq. para a dir.): Nuno Correia, Manuel Frade, Carla Neves (Presidente), Carla Santos e João Cravo.
Membros da Mesa da Assembleia: Mª Henriqueta, Rui Correia (Presidente) e Ágata Pereira.

No passado dia 31 de Outubro, teve lugar no Auditório repleto da Biblioteca Fernando Piteira Santos, a tomada de posse dos membros eleitos à Assembleia de Freguesia da Venteira, numa sessão dirigida pelo Presidente cessante da Assembleia de Freguesia, José Cardoso.

Após a tomada de posse dos membros eleitos à Assembleia de Freguesia, procedeu-se votação da única lista apresentada para constituição do executivo da Junta, a qual foi aprovada com sete votos a favor, dois brancos e quatro contra. Primeira Reunião - Artigo 9.º da Lei 169/99 de 18/09 (Clique)
Formalizada a eleição do executivo ressalta como relevante o facto de pela primeira vez na história democrática da nossa freguesia o executivo da Junta ser presidido por uma mulher, e assim teremos como diria Edite Estrela uma "presidenta".

Assim o executivo da Junta é composto pelos seguintes eleitos:
Carla Neves - Presidente (PS) Competências do Presidente da Junta - Art.º 38.º da Lei 169/99 de 18/09 (Clique)
João Castela Cravo - (PCP)
Manuel Frade - (PS)
Carla Santos - (PS)
Nuno Correia - (PS)
Competências da Junta de Freguesia - Artigos 38.º e 39º da lei 169/99 de 18/09(Clique)

Mesa da Assembleia de Freguesia:
Rui Correia - Presidente (PS)
Maria Henriqueta - 1ª Secretária (PS)
Ágata Sofia Pereira - 2ª Secretária - (PCP)
Competências do Presidente e Secretários da A.F. - n.º 1 do Art.º 10.º e Artigos 19.º e 20.º da Lei 169/99 de 18/09 (Clique)
Restantes Membros Eleitos à Assembleia de Freguesia:
Ricardo Carmo (PSD)
Vitor Ferreira (PS)
José Eduardo Ferreira (PCP)
Maria Calçada (PSD)
Alberto Rocha (PS)
Carlos Feio (CIPA)
Adelaide Cruz (PSD)
Pedro Repolho (PS)
Isaías Afonso (CDS)
António Duarte (BE)
Competências da Assembleia de Freguesia - Artigo 17.º da Lei 169/99 de 18/09 (Clique)
A partir do passado dia 31 de Outubro também passei a fazer parte da Assembleia de Freguesia, o que muito me honra. Espero estar à altura da responsabilidade. Espero pautar a minha actuação de acordo com a minha consciência na prossecução dos superiores interesses da freguesia e de todos quantos nela vivem, trabalham ou estudam. Estou à disposição de todos!!! Coloquem os vossas questões!!! Caso sejam sejam pertinentes poderei apresentá-las na Assembleia de Freguesia ou nas Reuniões Públicas da Junta. Para tal podem entrar em contacto através do seguinte email: prepolhonaafv@gmail.com
Durante a sessão tiveram lugar muitos discursos, uns mais interessantes que outros como sempre, mas destacaria dois, embora por motivos diferentes e sem qualquer menosprezo pelos outros que foram proferidos.
O discurso do representante do CIPA (Cidadãos Independentes pela Amadora), Carlos Feio, é histórico na medida em que pela primeira vez a Assembleia de Freguesia da Venteira será representada por um eleito numa candidatura independente fora do espectro político tradicional o que demonstra a vitalidade da democracia na nossa freguesia. Relembro que o CIPA obteve para a Assembleia de Freguesia da Venteira 10,06% com 879 votos o que é, na minha opinião, uma excelente votação. Consulte resultados à Assembleia de Freguesia (Clique)
No que concerne ao discurso propriamente dito, o representante do CIPA Venteira mostrou-se disponível para trabalhar em conjunto com os restantes membros eleitos em prole da Freguesia.
Espero que este desiderato se realize a bem do progresso da nossa freguesia, até porque o programa eleitoral deste candidato apresentava algumas propostas muito válidas. (Clique)
A primeira parte do discurso do novo eleito do PCP, João Cravo, constituiu uma autêntica "lição" de história sobre o passado da nossa freguesia o que para mim foi muito interessante. Sinceramente já não me lembrava que o território da nossa freguesia fizera parte de Belém. Porque nunca devemos esquecer o nosso passado, as nossas raízes este foi um discurso muito agradável.
A bem da freguesia deseja-se que todos os membros do executivo agora eleito, como é o caso de João Cravo, desempenhem um trabalho virado para o futuro, mas com respeito pelo passado.
Nota: Lamento o atraso com que publiquei este post mas um problema com a minha câmara digital fez-me perder todas as fotos que captara da sessão. Assim e como queria publicar o post com imagem dos novos membros do executivo e da mesa da assembleia, tive que recorrer a uma amiga. (obrigado Florbela). De qualquer forma penso que valeu a pena a publicação deste post. Pelo conhecimento que tenho este é o único sitio na internet que se pode consultar e ficar a conhecer os nomes dos membros do novo executivo e Assembleia da Freguesia da Venteira.
Um abraço particular ao meu amigo e colega no curso de Pós Graduação em Direito das Autarquias Locais realizado na Universidade de Direito de Lisboa, Isaías Afonso (representante do CDS à Assembleia de Freguesia) a quem também aproveito para desejar os votos de bom trabalho como eleito neste orgão autárquico.

1 comentário:

  1. Claro que vais estar à altura dessa responsabilidade e vais fazer um ótptimo trabalho.
    Beijinhos
    Sónia

    ResponderEliminar