quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Hoje é Dia Mundial da Psoríase


No âmbito da estratégia delineada pela Federação Europeia de Associações de Doentes com Psoríase (EUROPSO) para o reconhecimento da Psoríase enquanto doença crónica em todo o mundo, comemora-se a 29 de Outubro o Dia Mundial da Psoríase, tendo sido celebrado mundialmente pela primeira vez em 2004.

Este dia também foi instituído para mostrar à sociedade uma doença escondida, que só em Portugal afecta mais de 250 mil indivíduos e cerca 125 milhões em todo o mundo. Pretende-se combater, antes de mais, um estigma social, lutar-se contra a discriminação e o isolamento dos doentes com Psoríase.

Estima-se que cerca de três por cento da população mundial sofram de Psoríase. Em Portugal, esta doença dermatológica crónica afecta dois por cento da população, sobretudo entre os 10 e os 30 anos.

A psoríase não é contagiosa e desenvolve-se quando o sistema imunitário do corpo acelera o crescimento das células da pele, que ao mesmo tempo são rejeitadas. A pele ganha então um aspecto escamado de cor esbranquiçada ou com crostas.

Esta é uma doença crónica e inflamatória da pele, sem cura, e não mortal mas com consideráveis repercussões a nível social e familiar e laboral.
Para João Cunha, presidente da PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase,"Os efeitos da psoríase e da artrite psoriática são devastadores, quer ao nível físico, quer psicológico".(Clique)

Existem estudos internacionais que apontam para o facto de estas doenças representarem taxas de suicídio superiores às dos doentes com cancro», afirmou.

Esta doença estende-se muitas vezes também às articulações, numa manifestação designada por artrite psoriática e confunde-se muitas vezes com artrite reumatóide.

O conhecimento geral sobre a Psoríase ainda é escasso, existindo muitos doentes que não identificam a doença que têm nem tão pouco estão cientes dos cuidados a ter. Paralelamente, os profissionais de saúde confrontam-se muitas vezes com situações em que, em função do diagnóstico têm que lidar com o questões do foro psicológico dos pacientes.

A origem da psoríase não está totalmente esclarecida, embora se saiba que é geneticamente determinada e envolva alterações no funcionamento do sistema imunitário, que provocam inflamação e aumento da velocidade de renovação das células da epiderme (camada mais superficial da pele).

Acresce salientar que a psoríase ainda não é reconhecida pelo Serviço Nacional de Saúde como doença crónica o que impede que os medicamentos indicados para esta patologia, normalmente com valores de aquisição muito elevados, sejam comparticipados, o que tem impossibilitado muitos doentes de realizar os tratamentos porque não conseguem adquirir os medicamentos.

Um inquérito realizado junto dos associados da PSOPortugal revelou que a «esmagadora maioria das pessoas» tem uma despesa em medicamentos que ronda os 200 euros por mês. (Clique)


Está na hora de reconhecer a PSORÍASE como doença crónica!!!!


Petição pelo Reconhecimento da Psoríase como doença Crónica (Clique)

Dia Mundial da Psoríase celebrado com graffiti gigante em Lisboa (Clique)

Associação Portuguesa de Psoríase (Clique)

Sem comentários:

Enviar um comentário