terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dia Mundial da Água foi dia 1 de Outubro













O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1993 para promover a conservação e preservação da água e o desenvolvimento dos recursos hídricos.
Na minha óptica este é apenas mais um dia que serve para chamar à atenção da necessidade de gerir convenientemente este recurso essencial.
Um dos maiores desafios do século XXI é combater a escassez da água e os crescentes problemas de abastecimento associados, que segundo as estimativas afectará um terço da humanidade em 2025. Muitos considerem a água como o "ouro" do século XXI e outros progonesticam que as guerras do futuro serão motivadas pela escassez de água.
A crescente dificuldade em obter água é agudizada pelas as alterações climáticas em curso, que potenciam uma maior frequência de situações de seca e uma diminuição da própria qualidade da água.
No caso português, os esforços feitos no tratamento têm garantido bons níveis de qualidade da águal, mas 2% da água distribuída para o consumo humano ainda não respeita os níveis de qualidade exigidos.
A poluição dos rios e das albufeiras é cada vez visível e pode tornar Portugal mais vulnerável à escassez, como acontece em países mais pobres.
Portugal tem uma percentagem elevada (40%) de perdas nas redes de distribuição de água para consumo humano.
A boa gestão dos recursos hídricos exige que se desenvolvam métodos e comportamentos de uso mais eficiente. Os desperdícios do uso da água são muito elevados, quer no sector doméstico, quer no sector agrícola.
50% das águas residuais produzidas em Portugal não têm um tratamento conveniente.
É importante investir no sector do tratamento de forma que seja possível reutilizar a água em regas ou limpeza de pavimentos, por exemplo.

É essencial conseguir garantir água em quantidade e em qualidade para não correr o risco de pôr em causa a saúde pública, a qualidade de vida mas também o próprio desenvolvimento económico, alerta o ambientalista.
Existem contributos simples que todos nós podemos dar e que no fim resultam numa melhor forma de gerir a água e de preservar recursos, evitando desperdícios, entre os quais:
- tomar duche em vez de tomar banhos de imersão;
- fechar as torneiras quando não se usa a água;
- diminuir o volume de descargas dos depósitos de autoclismos;
- usar máquinas de lavar roupa e louça com carga máxima e programas curtos;
- regar o jardim ao final da tarde para evitar desperdícios a nível de evaporação;
- lavar o automóvel com um balde e pano, em vez de usar uma mangueira de água corrente.
Estes são pequenos gestos do dia-a-dia que podem transformar-se numa grande ajuda para poupar água.

Com o objectivo de sensibilizar a população para o consumo mais eficaz de água, o SMAS da Amadora aproveitou a ocasião para lançar um livro temático intitulado "A Matriz da Água".
Do livro consta uma investigação desenvolvida pela agência OEINERGE e que foi realizada pelas 11 freguesias do municipio (reportagem da TVA)

Associo-me aos importantes objectivos deste dia, publicando um vídeo que considero extraordinariamente bem feito e que certamente contribuirá para fazer passar a mensagem que se pretende. Espero que apreciem!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário