quarta-feira, 7 de outubro de 2009

"Ski Skate Amadora Parque" é Referência na Área Metropolitana de Lisboa

Com o intuito de se tornar um local de culto para os amantes dos desportos de inverno e das modalidades radicais urbanas, em particular para os praticantes de ski, snowboard e também de skate, inline e BMX freestyle, foi inaugurado no passado dia 7 de Outubro, junto ao IC19, o Ski Skate Amadora Parque, projecto de parceria entre a Câmara Municipal da Amadora e o Radical Skate Clube, associação que irá explorar o projecto nos próximos 20 anos.

Um investimento a rondar um milhão de euros, repartido pela Spot X e pelo empreiteiro da urbanização da Atalaia, onde se encontra o equipamento, cujo terreno foi cedido pela Câmara Municipal da Amadora. É a resposta que se impunha ao crescente número de praticantes de desportos como o Ski, Snowboard, Skate, BMX e inline, que se mostram ansiosos pelo dia de abertura deste parque.

Para os praticantes de neve passa a ser possível praticar ski e snowboard durante todo o ano sem que seja necessário fazer deslocações de longa distância para chegar às estâncias de ski além fronteiras.

Ski Skate Amadora Parque é o ideal para quem gosta de viver momentos de pura emoção e adrenalina, associados ao desporto, convívio e actividades em família.

Este parque temático tem uma área aproximada de 20 mil metros quadrados e está equipado com uma pista principal e outra para aprendizagem, para a prática do ski e snowboard, além de dispor de equipamentos para a prática do skate, patins em linha e BMX.

A pista principal tem 150 metros de comprimento e 18 de largura e a de aprendizagem 30 metros de comprimento e 50 de largura.

"O Ski Skate Amadora Parque pretende tornar-se um centro de aprendizagem e de treino para quem delira com os desportos de inverno. E não é preciso muito para ficar fã destas modalidades: munido de skis ou snowboard basta fazer-se à pista uma única vez! Ao final da primeira descida, Moira, de 9 anos, pede de imediato ao monitor: “posso subir outra vez? Agora de lá de cima!” enquanto Bruno Silva, de 9 anos, do Agrupamento de Escuteiros da Falagueira, não hesita em dizer que “está a correr bem, mas vai ser ainda muito melhor”, ao mesmo tempo que explica, confiante, as posições correctas a ter em cima da prancha, acabadas de ensinar pelos monitores do parque." (Ver+)

O Parque funciona durante todo o ano de terça-feira a domingo e espera atrair mais de 300 mil visitantes por ano.

"Seguindo uma fórmula, no mínimo, original, o Ski Skate Amadora Parque foi inaugurado este domingo com pompa e sem circunstância. Os discursos foram em forma de Rap e não houve “corte de fitas”.
Num formato mais “radical” os atletas do Parkour Portugal e várias gerações de skaters, entre os 8 e os 40 anos, deram as boas-vindas aos convidados e conduziram-nos pelo recinto para assistir a várias demonstrações das diferentes modalidades." (Ver+)

Valências do Ski skate Amadora Parque:
- Uma Rampa Principal de Ski/Snowboard com 160 metros (comprimento) x 18 metros (largura);
- Um meio mecânico para acesso ao topo da pista, de utilização simples e adequada a todas as idades;
- Uma pista de aprendizagem de ski e snowboard com 30 metros (comprimento) x 50 metros (largura);
- Um ringue de patinagem;
- Um Skate Parque com 1200 m2 (o maior Skate Parque Indoor do país.);
- Área com actividades infantis, zona de restauração,
- lojas e escolas para as várias actividades.

Horário de Funcionamento:
Aberto de 3.ª a domingo, das 10.00h às 19.00h.

Ski Skate Amadora Parque
Rua António Aurélio da Costa Ferreira – Urbanização da Atalaia
2720-756 Amadora

Ver reportagem TVA sobre Ski Skate Amadora Parque (Ver)
Não poderia terminar sem deixar uma palavra de reconhecimento pelo esforço desenvolvido pelo executivo camarário para realização deste parque, que certamente dará uma maior projecção e visibilidade à cidade da Amadora.
A Amadora passa a partir de agora a ser a grande referência, na Área Metropolitana de Lisboa, para os amantes e praticantes destes desportos e este facto representa uma mais valia para o município.
Infelizmente a Amadora é muitas vezes (injustamente) associada a aspectos negativos como: a violência urbana, a insegurança, os bairros degradados, o "dormitório", entre outros.
O Ski Skate Amadora Parque, não constitui apenas uma referência para quem dele usufrui mas sobretudo uma nova identidade (positiva) para a cidade.
Este tipo de projectos pioneiros e inovadores são muito importantes para o desenvolvimento do município.
Uma nota negativa para uma certa oposição (de direita) que sempre menosprezou e ridicularizou este projecto, usando-o como arma de arremesso político.

2 comentários:

  1. Eu quero uma Resposta
    Desenvolvimento--para quem??
    Desporto? para quem??
    Só para quem é meíocre chama a isto Desporto e desenvovimento?
    Quem usufruí deste dito desporto? será por acaso os jovens as crianças dos nossos bairros????
    depois de vêr a reportagem da tvAmadora,constatei que tudo tem a ver com um sonho de uma menina que roubava madeira para fazer as pranchas para a modalidade, será que ela agora rouba para a entrada do recinto que a nossa Camara municipal criou ?? eu não quero esse sonho, para os nossos jovens para as nossas crianças, Esse recinto só serve para Alguns.
    já que dá informação neste blog.

    INORME PARA QUEM SERVE ESSE ESPAÇO:
    um anónimo que segue atento este BLOG

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo anónimo.
    Poderei concordar consigo no sentido em que reclama da autarquia uma política mais activa na criação de espaços desportivos para todos. Foram criados alguns parques nos últimos anos -Parque Ilha Mágica do Lido e Fantasia no Borel, ambos na nossa freguesia, Aventura na Falagueira, entre outros - que cumprem essa função mas concordo que são necessários mais espaços desportivos e acessíveis a todos.
    De qualquer forma isso não invalida que considere que o Sky Skate constitua hoje um polo de atração para muitos amantes destes desportos que se deslocam à Amadora para os praticar e que isso seja factor de desenvolvimento do nosso concelho.

    Com amizade,

    Pedro Repolho

    ResponderEliminar