domingo, 16 de agosto de 2009

Woodstock foi há 40 Anos... “Peace and Love”


A década de 60 do século XX foi o tempo de todas as mudanças.
Pouco depois da chegada do homem à Lua, entre 15 e 18 de Agosto de 1969, realizou-se o Festival de Woodstock, nos Estados Unidos, três dias que abalaram o Mundo. Foi há 40 anos.

O Festival de Woodstock teve mais relevância por aquilo que representou do que propriamente pelo aspecto musical.

Constituiu o retrato fiel de uma época, um tempo de efectiva viragem. No mês anterior, o homem tinha dado os primeiros passos na Lua e, um ano antes, o mundo inteiro viu os estudantes a manifestarem-se nas ruas de Paris, naquilo que ficou para a História como o Maio de 68. Nos Estados Unidos, a guerra do Vietname estava no auge e a contestação em relação ao conflito radicalizava-se.
Foi a altura em que a esmagadora maioria dos jovens entrou no universo das drogas, no amor livre, num regime de liberdade nunca antes visto. E Woodstock aconteceu exactamente nesse momento, acabando por ser um imenso ritual libertário para mais de meio milhão de pessoas.
O certame teve lugar na quinta de Max Yasgur, cidade de Bethel, Nova Iorque, foi idealizado e anunciado como "Uma Exposição Aquariana".

O evento foi organizado por quatro jovens produtores, Michael Lang, John Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld, que ao longo de dez meses se esforçaram para tornar este festival num dos momentos mais inesquecíveis no mundo da música e da arte.

Os organizadores planearam tudo para uma multidão calculada em 200 mil pessoas, com bilhetes a oito dólares por dia. Para os três dias custaria 18 dólares e, quem comprasse no próprio dia, teria de desembolsar 24. Venderam-se 186 mil bilhetes.
Mas logo nas primeiras horas do dia 15 de Agosto, a organização as suas contas saíram furadas pois rapidamente se transformou numa concentração de mais de meio milhão, que se congregou num movimento espontâneo de hippies, que apelou à paz no mundo e se opôs à guerra no Vietname. O controlo das entradas tornou-se impossível de realizar. O festival passava a ser gratuito. E a sorte foi que a Polícia cortou as estradas de acesso a Bethel . Vários músicos tiveram de ser transportados de helicóptero. O local transformou-se em área de calamidade. Não existiam infraestruturas , não havia saneamento nem primeiros socorros para tanta gente. Ainda por cima choveu torrencialmente, o que só trouxe mais problemas, nomeadamente nas questões de higiene.

Ainda assim, pelas 17h08 de 15 de Agosto de 1969 iniciou-se o festival.
No total, actuaram 32 artistas e grupos, como Joan Baez, grávida de seis meses, que fechou a primeira noite do festival a interpretar "We Shall Overcome", Joe Cocker, Greatful Dead, Janis Joplin, Carlos Santana, Creedence Clearwater Revival, Crosby, Stills, Nash & Young e The Who.

Entretanto, o organizador Michael Lang já realizou festivais nos 25º, 30º e do 40º aniversário, este que se realizou há poucos dias e nele participaram nomes como Levon Helm Band, Jefferson Starship, Ten Years After, Canned Heat, Big Brother and Holding Company e Country Joe McDonald.

O mundo não esquece o Woodstock de 1969 para que o espírito de mudança nunca morra porque como diz o poeta o "sonho comanda a vida".


Fotogaleria: 40 anos de Woodstock (clique aqui)
Fonte: Expresso



O Festival de Woodstock - Imagens que ficam para a história



Actuação de Carlos Santana no Woodstock




Actuação de Joe Cocker em Woodstock

2 comentários:

  1. Nossa senhora,o homem passou-se, afinal que idade ele tem??pensava que o bloguista ainda era ainda bébé? enganei me!.Agora tiro lhe o chapéu Parabens.Está ai um trabalho que gostei,não é fácil falar de Woodstock.Só quem o viveu ,dai a minha obsrvação: Tou gostando,Jose Alberto.

    ResponderEliminar
  2. Caro José Alberto,
    Mais uma vez fico satisfeito por manifestar sua opinião neste blogue e também por ter apreciado este post.
    Considerei importante, numa época como a que vivemos, recordar um evento que marcou várias gerações pelo sonho de construir um mundo com mais amor e menos guerra.
    Temos que acreditar que um dia este sonho se concretizará.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar