sábado, 1 de agosto de 2009

Metro chega ao Hospital Amadora-Sintra e ao Centro da Amadora, em 2015

O Presidente da CMA durante a sessão de apresentação












Na quinta feira passada, dia 30 de Julho, teve lugar na Estação da CP da Reboleira, a cerimónia de apresentação do Prolongamento da Linha Azul do Metropolitano de Lisboa entre a Estação da Reboleira e o Hospital Amadora-Sintra, num investimento rondará os 214 milhões de euros (não incluindo o material circulante) e que contou, com a presença da Sra. Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paulo Vitorino, e do presidente do Metropolitano de Lisboa, Joaquim Reis, além do Presidente da CMA, Joaquim Raposo.
O prolongamento desta linha será feito numa extensão de 2,5 quilómetros, prevendo-se que venha a servir uma população próxima de 60 mil pessoas. e compreenderá a construção de três novas estações no município da Amadora a partir da nova estação da Reboleira: Atalaia (junto à Clínica de Santo António) / Amadora-Centro (em frente à nova Biblioteca Municipal Piteira Santos e à Academia Militar) / Hospital Amadora-Sintra.

"O vereador dos Transportes da Câmara da Amadora acredita que a obra poderá estar concluída em 2014 e sustenta que, com ela, os municípes poderão passar a utilizar o metro não só como meio de transporte para chegar a Lisboa, mas também para ir de um ponto ao outro dentro do próprio concelho.
Segundo Gabriel Oliveira, junto ao Hospital Amadora-Sintra, à beira do IC 19, onde a autarquia possui um terreno com 22 hectares, está prevista a criação de "um grande interface de transportes", com um terminal de autocarros e parque de estacionamento. A intenção é que os munícipes de Sintra cheguem ao local de transporte particular ou público, apanhando depois o metro para Lisboa.
O vereador adianta que a estação da Atalaia vai servir cerca de 15 mil habitantes, localizando-se junto a uma área habitacional "em grande expansão" e duas escolas, e a da Amadora-Centro cerca de 45 mil, abrangendo uma zona comercial e de serviços mas também residencial. Quanto à estação do hospital, na fronteira com o concelho de Sintra, Gabriel Oliveira refere a proximidade de urbanizações na serra de Carnaxide (já erguidas, como a das Casas do Lago, ou ainda em projecto) mas também de áreas de serviços e industriais."
Fonte:
Público (clique aqui)

Com este prolongamento a linha azul do metropolitano de Lisboa passa ter 21 estações, seis das quais no concelho da Amadora.
Vale a pena recordar que actualmente a linha Azul do Metropolitano une as estações de Santa Apolónia e da Amadora-Este (Falagueira), estando já em curso as obras de ligação à Reboleira, com conclusão prevista para 2011.
Este anúncio é uma excelente notícia para a cidade da Amadora e qualidade de vida de seus habitantes.
A realização desta obra representa uma oportunidade de oiro para que muitos se vejam finalmente "motivados" a utilizar os transportes públicos, abdicando da utilização do transporte individual nas suas deslocações diárias para o trabalho, podendo aliviar muito tráfego da nossa cidade e consequentemente do IC19 e da cidade de Lisboa, contribuindo assim para que o estado português possa cumprir os critérios de Quioto no que respeita à redução de emissão de gases de efeito estufa.
Para além da aposta que tem sido feita nos últimos anos nas energias renováveis, o que neste particular colocou Portugal na linha do ranking mundial de países, o desenvolvimento da rede de transportes públicos faz todo o sentido numa economia e num mundo que se pretende cada vez mais verde.
Veja o Video com a Reportagem (clique aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário