terça-feira, 25 de agosto de 2009

Blogger fez 10 anos


A plataforma mais popular na criação de blogues nasceu em 23 de Agosto de 1999 e foi produzida pelos técnicos de Pyra Labs, empresa adquirida pela google quatro anos depois.

Embora só se tenha generalizdo com o blogger, o termo weblog já era usado nos EUA desde 1995

Não existe uma definição concreta para Blogue, mas digamos que é uma espécie de diário on line, um site individual ou colectivo onde são apresentados conteúdos ordenados conológicamente, uma plataforma onde são divulgados de forma rápida relatos multimédia.

Actualmente cerca de dois terços do tráfego no Blogger é feito fora dos EUA e os países que lideram neste particular são: Brasil, Turquia, Espanha, Canadá e Reino Unido.

Dados divulgados pela google indicam que a cada minuto são escritas mais de 270.000 palavras no Blogger, sendo que o tema mais abordado entre os bloggers é o futebol.

Até há pouco tempo existia uma forte condescendência com o espaço pessoal dos blogues cuja divulgação dos conteúdos era praticamente livre. Alguns excessos cometidos pelos bloggers levou a um maior controle nos conteúdos publicados.

Esperemos que à semelhança do que tem sucedido, a Google venha a disponibilizar novas funcionalidades para esta importante ferramenta na sua modalidade gratuita.


Funcionalidades do Blogger (clique aqui):

Sem comentários:

Enviar um comentário