quarta-feira, 29 de julho de 2009

Exposição "Viva a Autonomia Municipal" a não perder...



O Congresso Municipalista de Lisboa (1909), Cem Anos Depois…

ENTRADA LIVRE DE ENCARGOS !!!

No âmbito das comemorações do centenário (1909-2009) do CONGRESSO MUNICIPALISTA de 1909, importante evento no reforço do poder local de então e a primeira grande realização política nacional da nova Vereação Republicana, eleita em 1 de Novembro de 1908, está patente, na Galeria de Exposições Temporárias dos Paços do Concelho de Lisboa, até 31 de Julho, a exposição "Viva a Autonomia Municipal", cuja concepção e desenvolvimento está a cargo da Hemeroteca Municipal de Lisboa.

O congresso realizou-se no edifício dos Paços do Concelho, entre 16 e 21 de Abril de 1909, e a primeira reunião magna dos municípios portugueses teve como fim a defesa da autonomia municipal, face à crescente “repressão centralizadora” de então. Curiosamente, esta reivindicação reunia todos os municípios, republicanos e monarquicos, o que explica a elevada adesão a este congresso, tendo estado presentes 158 câmaras municipais, que enviaram 236 representantes, assim como várias juntas de paróquia, escolas, associações e colectividades da capital.
Foram apresentadas e discutidas várias teses durante o congresso, com destaque para a Autonomia Municipal e consequentes descentralizações administrativas, de Cunha e Costa, a Federação dos Municípios, de Agostinho José Fortes e a Municipalização dos serviços públicos, de José Miranda do Vale.
Aconselho vivamente uma visita ao local da exposição, que representa um excelente relato histórico da época. Nela está retratada a sala de sessões onde decorreu o congresso, e inclui uma incursão pela cidade no ano de 1909, ocupando-se das referências históricas e teóricas do municipalismo português. Por forma a dar a conhecer aos munícipes o valioso património municipal, serão exibidas algumas peças inéditas de importantes colecções municipais.
A exposição integra-se num projecto cultural mais vasto, que se estende até ao primeiro centenário da proclamação da República – 2010
O filme que integra a exposição, convida-nos a “revisitar” esse Congresso que ficou na história do municipalismo português (assistir ao video)
Horário de visita:
Última Semana (até 31 Jul 09):
Seg a Sex: 8h-20h; Dom: 10h-20h
Informações:
T. 213 246 290
Programa (clique aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário