quinta-feira, 25 de junho de 2009

Amadora Jovem - Programa de Ocupação dos Tempos Livres e Campos de Férias











Entre 13 e 31 de Julho vai realizar-se o PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRESAMADORA JOVEM" (POTL), iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal da Amadora em parceria com a UPAJE – União para a Acção Cultural e Juvenil Educativa.

Com o objectivo de facultar a aquisição de conhecimentos, aptidões e competências, num contexto menos formal de aprendizagem, e desta forma contribuir para o exercício de uma cidadania mais responsável que facilite a integração activa na sociedade e a igualdade de oportunidades, este programa tem como fim preencher os tempos livres nas férias, de crianças e jovens, dos 6 aos 17 anos, e estão previstas a realização de ateliers temáticos, com a duração de 3 dias cada.
As temas propostos são: “Cientistas de Palmo e Meio”, “Amadora…, uma cidade com história”, “A Volta ao Mundo em 3 dias”, “Vamos ao Circo” e “Jogos Olímpicos”.
Inscrições: iniciam no dia 22 de Junho e prolongam-se até ao próximo dia 6 de Julho
Horário da Inscrições:
12.30h às 14.00h e das 16.00h às 19.00h
Onde Inscrever:
- Recreios da Amadora - Av. Santos Mattos n.º 2 – Venteira - Telefone: 21 492 73 15/45
- UPAGE – União para a Acção Cultural e Juvenil Educativa - Rua do Paraíso n.º 2 A – Alfragide - Telefone: 21 471 94 80

Para além destas actividades vão realizar-se os CAMPOS DE FÉRIAS DESPORTIVOS:
Com o fim de ocupar o tempo livre das crianças e jovens do Município, em actividades lúdicas e desportivas - Basquetebol, o Hip-Hop, Jogos de Água, Escalada, Iniciação à Canoagem e ao Surf, Body Board, entre outras - e realizadas em parceria com duas colectividades da Amadora (CIBA e CBESA) vão realizar-se os Campos de Férias Desportivos.

Inscrições e Informações: "Campo de Férias Desportivo" pelo Clube de Basquetebol da Escola Secundária da Amadora:
Telemóvel: 96 278 10 56
Calendarização e horário das actividades:
29 e 30 de Junho e 1,2 e 3 de Julho, das 9.00h às 18.00h
Local: EB 2,3 Roque Gameiro

"Campo de Férias CIBA Multiactividades Verão 2009" pelo Clube Independente de Basquetebol da Amadora – CIBA
Telemóvel: 91 646 74 05, 96 414 48 10, 93 143 35 91
Calendarização e horário das actividades: 6 a 10 de Julho, das 9.00h às 18.00h
Local: EB 1 da Venteira

terça-feira, 23 de junho de 2009

Contra a Indiferença e o Laxismo...


O surreal aconteceu no passado fim de semana...

O antigo atleta paralímpico Carlos Lopes ficou retido em Paris por lhe ter sido vedado o acesso a um avião da TAP com destino a Lisboa, porque o seu cão-guia não possuía açaime.

"Estou retido em Paris com a minha esposa porque um comandante da TAP resolveu que o meu cão-guia não podia entrar no avião sem açaime", relatou, visivelmente indignado, o presidente da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). Supostamente o referido piloto terá alegado que o regulamento interno da TAP não permitiria que cão-guia realizasse a viagem sem açaime.

Carlos Lopes, que construiu uma carreira cheia de alegrias (quatro medalhas paralímpicas de ouro, oito ceptros mundiais e outros tantos em campeonatos da Europa), garantiu já ter viajado várias vezes de avião, "inclusive na TAP", na companhia da cadela Gucci, que o acompanha há cerca de seis anos, sem nunca lhe ter sido levantado qualquer problema.

"Esta situação é completamente inimaginável. Há muito que viajo com a cadela e nunca tal me aconteceu", disse o também vice-presidente do Comité Paralímpico Português.

O porta-voz da TAP, António Monteiro, lamentou a situação classificando-a como "um excesso de zelo".
Mas excesso de zelo de quem? Do piloto da TAP ou da Administração da TAP?!? Quem aprovou o dito Regulamento Interno?
A verdade é que até domingo passado quando se consultava o web site desta companhia, na página destinada aos "Procedimentos e Assistências Especiais a prestar a Invisuais", estava descrito que o "passageiro invisual deveria ser informado de que o seu cão-guia teria de levar açaime". É óvio que a responsabilidade do sucedido pertence por inteiro a quem aprovou o Regulamento!!!! Parece-me óbvio que o piloto envolvido nesta autêntica "rábula" é o que menos responsabilidades tem em todo o processo. Em última instância limitou-se a cumprir o Regulamento.

Hoje tive o cuidado de consultar de novo o web site da TAP e constatei que a referida página já foi actualizada e neste momento o mesmo regulamento já não faz menção á obrigatoriedade do cão- guia ter de usar açaime. web site da TAP após ter corrigido o regulamento (clique aqui)

No entanto, Carlos Lopes promete tomar medidas quanto ao sucedido, por terem sido violadas leis nacionais e da aviação civil.

Penso que tem todos os motivos para o fazer pois este regulamento da TAP violava de forma grosseira o Decreto-Lei 74/2007, de 27 de Março, onde é consagrado o direito de acesso das pessoas com deficiência acompanhadas de cães de assistência a locais, transportes e estabelecimentos de acesso público - lei dos cães de assistência (cães-guia para cegos e também cães que prestam assistência a surdos e a deficientes motores).

No seu nº 2 define-se que "o cão de assistência quando acompanhado por pessoa com deficiência ou treinador habilitado pode aceder a locais, transportes e estabelecimentos de acesso público, designadamente: Transportes públicos, nomeadamente aeronaves das transportadoras aéreas nacionais, barcos, comboios, autocarros, carros eléctricos, metropolitano e táxis"

O seu nº 3 concretiza não deixando margem para quaisquer tipo de dúvidas: "os cães de assistência são dispensados do uso de açaimo funcional quando circulem na via ou lugar público".

Segundo várias opiniões este procedimento da TAP terá violado igualmente o Decreto-Lei 241/2008, de 17 de Dezembro, uma vez que "a falta de autorização, por parte da transportadora aérea, do seu agente ou do operador turístico, de assistência, quando for solicitada, de um cão auxiliar", constitui contra-ordenação muito grave.

Notícia na RTP (clique aqui)

Deste caso concreto podemos retirar uma conclusão: A TAP não só não cumpria a lei vigente - Decreto-Lei 74/2007, de 27 de Março - como e ainda apresentava um Regulamento Interno onde constavam procedimentos que a violavam se encontrava acima da lei.
A minha vivência mostra-me que este tipo de procedimentos abusivos, que se encontram "fora da lei", são muito habituais no nosso país e são reveladores de uma cultura muito própria que está enraizada na nossa sociedade e que, em última instância, nos remete para uma cultura organizacional que não privilegia a exigência, o rigor, mas antes um certo laxismo e, em certos casos, o autoritarismo. Também não podemos olvidar a parte da formação educacional, na medida que, muitas vezes, existe um desconhecimento total da legislação o que não fomenta o espirito de cidadania e de reclamação sustentada por parte dos utentes dos serviços, levando á passividade e ao imobilismo nos serviços com graves consequências no próprio desenvolvimento do país.

Lembro apenas mais dois exemplos práticos de situações reveladoras desta realidade:

- Quantas vezes nos exigem a entrega de documentos originais ou autenticados, quando uma simples conferência da cópia do documento original, pelo funcionário do serviço, poderia e deveria resolver a situação? Aconselho a leitura do art.º 32.º do Decreto-Lei 135/99, de 22 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei 29/2000, de 13 de Março, assim como a orientação técnica n.º .4/DGAP/2004, que são claros sobre a situação.

- Quantas vezes, quando deslocamo-nos a edifícios da administração pública central e local ou de empresas do sector privado, nos obrigam a deixar o Bilhete de Identidade ou o Cartão de Cidadão, na portaria, para podermos aceder aos mesmos? Este comportamento, tem originado algumas situações em que os dados do BI retidos são copiados, sendo depois falsificado o B.I. com esses dados e com uma nova foto. Depois existe a possibiliadde de serem feitos, por exemplo, pedidos de empréstimo que nunca são pagos. Devido a este tipo de situações, o Estado lançou uma circular de aviso que se pode encontrar no link indicado. clique aqui para saber a resposta

domingo, 21 de junho de 2009

Já foi Inaugurada a Biblioteca Fernando Piteira Santos - Dia Histórico para a Cidade da Amadora

Fernando Piteira
Santos (img) -
deu nome à nova Biblioteca e
á exposição "Português, Cidadão do Século XX”,
patente no mesmo espaço

Da esquerda para a direita:
António Ramos Preto (Presidente da A.M. da Amadora),
Mário Soares (ex. Presidente da República) e
Manuel Cargaleiro (pintor e ceramista)
Da esquerda para a direita:
Manuel Cargaleiro (pintor e ceramista),
Manuel Alegre (Deputado) e
Joaquim Raposo (Presidente da CM da Amadora)
Actuação da "Orquestra Geração",
que encerrou a inauguração

Uma das peças presentes na exposição
colectiva de escultura, ao ar livre - "EsculturaLivre"

No exterior, actuação do grupo "Tocá Rufar"


Foi inaugurada no dia 19 de Junho, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.
Numa acção simbólica, os primeiros a entrar no edifício foram os leitores, bem representados por algumas crianças de escolas do Município, que transportavam livros da antiga Biblioteca.

Ao contrário do que acontecia na antiga Biblioteca, que apenas disponibilizava duas salas de dimensões reduzidas, a nova Biblioteca destaca-se pelo amplo espaço - 4 pisos - que tem ao dispor do público.

Para além das actividades habituais numa biblioteca moderna - sala de leitura e multimédia - este espaço reúne excelentes condições para dar seguimento ao trabalho já desenvolvido na anterior Biblioteca, através da realização de várias actividades, especialmente dirigidas às crianças, e que visam o incremento do gosto pela leitura e pelos livros.

Registo para a participação da Escola Intercultural através da participação do Grupo de Djambé e a Orquestra Geração, que encerrou a inauguração com um concerto.

Foi uma inauguração muito original, apresentando o espaço a quem se destina e com ela a inauguração duas outras exposições:
- No interior da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, está patente a exposição “Fernando Piteira Santos – Português, Cidadão do Século XX”, bem como o Painel de Azulejos de Manuel Cargaleiro;
- No exterior da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, ao ar livre, podemos contemplar uma exposição colectiva de escultura - EsculturaLivre - onde estarão presentes grandes nomes do panorama artístico nacional e internacional (patente até 31/12/2009)
Aspecto a realçar:
O Piso (-1) contempla os sectores Infantil e Juvenil, sala de conto e espaço para ateliers, denunciando uma aposta clara nos mais novos, o que penso ser um ponto muito positivo.
Este é um bom exemplo de um trabalho desenvolvido para a comunidade, á boa maneira do poder local democrático, emergido com "Revolução dos Cravos".

O nosso futuro colectivo depende de espaços com a qualidade da nossa Biblioteca Fernando Piteira Santos.

A Amadora merecia, há muito, uma Biblioteca assim!!! Boas leituras na nova Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos !!

Um agradecimento especial para a minha amiga Florbela Brito que gentilmente me cedeu os direitos de autor das fotos da inauguração. Aproveito a oportunidade para publicamente agradecer-lhe o apoio e amizade que sempre me concede.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

É Hoje Inaugurada, pelas 17h30, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

Foto: P. Repolho

Foto: P. Repolho

É hoje Inaugurada a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.
A cerimónia de inauguração realiza-se, pelas 17h30.
Morada: Av. Conde Castro Guimarães, Reboleira, em frente à Academia Militar

Programa

17h30
Concentração junto da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, Av. Conde Castro Guimarães (Frente à Academia Militar). Recepção aos convidados, com o Grupo de Djambé da Escola Intercultural; Visita à exposição “Escultura Livre – Amadora 2009”.

17h45

O Grupo Toca a Rufar, abre caminho às crianças das escolas da zona e de outros leitores que trazem livros da velha Biblioteca. Entrada das crianças na Biblioteca, seguidas pela comitiva: Piso -1 (espaço Infantil); Piso 0 (Recepção) (Inauguração do Painel de Azulejos de Manuel Cargaleiro e exposição alusiva a Piteira Santos); visita aos Pisos 1 e 2 (área especializada de BD e Fundo Piteira Santos).

18h00

Discursos de Inauguração. 18h30/19h00 Concerto pela Orquestra Geração, no Grande Auditório da Academia Militar; Beberete


Programa do Concerto:
Orquestra Geração (Iniciação)
O Balão do João
Tradicional Portuguesa
Los Pollitos
Tradicional Venezuelana
El Grillito
H. Gutierrez
Pasa El Batallón
H. Gutierrez
Orquestra Geração
Menuett
J. S. Bach
Doñana
Tradicional Venezuelana
Marcha do Primeiro Dedo
R. Matesky
Allegretto da Sétima Sinfonia
Beethoven
Polka do Folclore Alemão
Tradicional
Te Deum – Preludio
M. A. Charpentier


CARTAZ COM O PROGRAMA DE INAUGURAÇÃO(clique aqui)

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pessoas Especiais

"Pessoas especiais aos olhos de Deus são as que não desistem, as que se voltam, recuam quando necessário e avançam quando preciso. São as que nunca perdem a coragem, mesmo nas aflições(...)" Vanderlei Cordeiro de Lima

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Recolha de Óleos Alimentares Usados chega à Amadora


















"Com esta iniciativa a CMA tem como objectivo a melhoria da qualidade ambiental na área do município da Amadora através da adopção de formas de recolha selectiva de óleos alimentares usados com vista à sua valorização e, simultaneamente, financiar acções humanitárias promovidas pela Fundação de Assistência Médica Internacional."

Este Protocolo prevê:
- a implementação, em lugares públicos, de cerca de 50 postos de grande capacidade para a deposição de óleos alimentares produzidos em lares;
- a disponibilização de de 20.000 recipientes individuais a distribuir pelos munícipes, associações de idosos e pelos alunos das Escolas Básicas do Concelho, tudo isto com a colaboração das Juntas de Freguesia.

Aderir à reciclagem de óleos alimentares usados não só evita a poluição da água como está a transformar o óleo em Biodiesel, uma fonte renovável de energia que diminui as emissões de CO2. Além disso, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social em Portugal. É impressionante, mas segundo os ambientalistas, um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água.

Este representa mais um ponto positivo no trabalho desenvolvido pela CMA na área da sustentabilidade e qualidade ambiental. Relembro que recentemente foi atribuído à nossa autarquia um prémio ambiental – Galardão ECO XXI – atribuído pela Fundação para Educação Ambiental em Portugal – Associação Bandeira Azul da Europa (FEEEPortugalABAE), projecto iniciado em 2006.

Sugiro que a CMA leve a cabo uma forte campanha de sensibilização junto da população e das escolas para que, neste particular, a Amadora venha a ser vir vista, mais uma vez, como um exemplo de boas práticas a seguir. Sugiro ainda que esta campanha envolva igualmente os restaurantes, lares e creches do Concelho, bem como, caso seja necessário, o Hospital Amadora Sintra.

Fazemos votos para que a Junta de Freguesia da Venteira cumpra de forma empenhada e activa o importante papel que lhe está destinado neste processo, é o que a população dela espera.

TODOS PELA RECICLAGEM!!! RECICLAR PARA CUIDAR!!!



segunda-feira, 15 de junho de 2009

quinta-feira, 11 de junho de 2009

OMS Declara a Situação Provocada pela Gripe A (H1N1) como Pandemia



A OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou hoje, dia 11 de Junho, a situação de pandemia, provocada pelo novo Influenza A(H1N1), mais conhecida por Gripe A, elevando o alerta do nível 5 para 6, ou seja o seu nível máximo. Está assim declarada a primeira pandemia do séc. XXI.
Como acontece nestas situações foram seguidos os critérios de dispersão geográfica, o que significa que o número de infectados subiu nas várias regiões do globo: Europa, América do Sul, Austrália, Estados Unidos, entre outros.
A declaração de pandemia (nível 6 de alerta) significa que se confirmou cientificamente que um novo vírus emergiu e que se propaga de forma global. Até ao momento foram detectados 28.000 casos em várias zonas do mundo, tendo apenas falecido 141 pessoas em consequência da infecção provocada pelo respectivo vírus.
Terão sido "os surtos na Austrália (num hemisfério em plena época gripal) e no Chile (onde em apenas 48 horas surgiram mais de 1.200 casos), aliados aos inúmeros casos do Reino Unido (cerca de oito centenas)" que levaram a OMS a fazer esta declaração. De notar que no nosso país apenas foram apenas registados, até 10 de Junho, dois (2) casos de infecção provocada pelo vírus.

Muito importante: apesar de estarmos agora em nível 6, o vírus não está mais agressivo. «Pandemia significa extensão. Mas, um maior nível de alerta pandémico não significa necessariamente que veremos um vírus mais perigoso ou que muita gente vai ficar gravemente doente», esclareceu Margaret Chan, directora-geral da OMS.

Assim nesta fase inicial, a pandemia pode ser caracterizada globalmente como "moderada" em termos de gravidade. A mesma declaração exorta "os países a não encerrarem as fronteiras ou restringirem o comércio e as viagens".

Esta decisão foi tomada na sequência de uma reunião de emergência dos seus peritos sobre o assunto.

Cabe agora a cada Governo dar a resposta, de saúde pública, mais adequada, de acordo com a sua realidade concreta.

De registar, a titulo de curiosidade, que a última pandemia declarada (gripe de Hong Kong de 1968) - matou cerca de um milhão de pessoas e que as "gripes normais" causam entre 250.000 a 500.000 mortes todos os anos.

Reacções ao anúncio da OMS:




Consulte outros Links sobre o assunto:
Portal da Saúde - Tudo sobre o Vírus da Gripe A (H1N1): Perguntas e Resposta, Comunicados do Director Geral da Saúde, Medidas de protecção individual contra a Gripe A(H1N1), Plano de Contingência, Recomendações aos viajantes, Comunicados da Ministra da Saúde, Notícias, Escolas, Folhetos, outras informações


Organização Mundial da Saúde - Gripe A(H1N1) - lamentavelmente apenas pode ser consultado em Castelhano, inglês, chinês, francês e russo

Comissão Europeia - Gripe A(H1N1)

Ministério da Saúde - Portal

Sapo Saúde - Especial Gripe A

Linha Saúde 24 - 808 24 24 24


Desporto de Rua - de 7 de Junho a 30 de Julho e de 1 a 20 de Setembro

Foto: P. Repolho


Com o objectivo de promover a prática desportiva ao ar livre e consequentemente incutir na população hábitos saudáveis de prática de actividade física de forma regular e sistemática, a Câmara Municipal da Amadora vai realizar em todos os Domingos, de 7 de Junho a 30 de Julho e de 1 a 20 de Setembro, mais uma edição do "Desporto de Rua"em vários parques do município: Ilha Mágica do Lido, Parque Central (zona da estátua de José Afonso), Parque Aventura, Jardim Luís de Camões e Parque Urbano do Zambujal.

Podemos praticar várias actividades de acordo com as diversas faixas etárias (bebés, crianças, jovens, adultos e seniores): pilates, hip-hop, slide, skate/patins, step, ténis de mesa, esgrima, tai-chi, dança do ventre, entre outras.

Na Ilha Mágica do Lido estão previstas a realização de actividades (Bebés & Comp.ª, Esgrima, Ténis de Mesa, Kids, Skate e Patins, Kung Fu e Hip Hop) nos Domingos de 28 de Junho e 26 de Julho

PARTICIPAÇÃO LIVRE DE ENCARGOS !!!

Consulte Todo o Programa

terça-feira, 9 de junho de 2009

Eleições Europeias 2009 - PS Vence na Venteira


Resultados:

Total de Inscritos: 17 949
Total de Votantes: 7 492 - 41.74%


Partido
Resultados

PS
29.02%
2174 votos

PPD/PSD
25.12%
1882 votos

PCP-PEV
14.3%
1071 votos

B.E.
12.27%
919 votos

CDS-PP
7.75%
581 votos

MEP
1.64%
123 votos

PCTP/MRPP
0.99%
74 votos

MPT
0.75%
56 votos

MMS
0.72%
54 votos

P.N.R.
0.64%
48 votos

P.H.
0.39%
29 votos

PPM
0.29%
22 votos

POUS
0.04%
3 votos

EM BRANCO
4.14%
310 votos

NULOS
1.95%
146

Saúdo todos os eleitores que nas secções de voto da nossa Freguesia exerceram o seu direito de voto, contribuindo desta maneira para uma taxa de afluência de ida às urnas mais elevada (41,74%) na Venteira que a média registada a nível nacional (37,03%).

terça-feira, 2 de junho de 2009

Ainda a Propósito do Dia Mundial da Criança...



Em Portugal o Dia Mundial da Criança é comemorado com a realização de muitas iniciativas que têm lugar em creches, escolas ou em instituições de saúde a elas dedicadas. Até o nosso governo aproveitou a ocasião para anunciar o reforço da construção de creches, prevendo para 2010 a cobertura de jardins de infância ao nível dos 35%, o que se louva tendo em consideração que a meta europeia neste particular se cifra nos 33%. Aguardemos por 2010 para ver realizado este anúncio.

Infelizmente o espírito destas comemorações é letra morta em muitas regiões do globo. De acordo com os últimos relatórios da UNICEF, mais de metade das crianças do mundo, sofrem de privações de todo o tipo devido a situações de guerra, pobreza e como consequência de várias doenças com particular relevância para a SIDA, o que lhes nega o direito a uma infância digna e consequentemente impossibilita o próprio desenvolvimento económico e social destas regiões e países.

Os países que não respeitam as normas estatuídas na Convenção dos Direitos da Criança (de 1989 e elaborada em consideração, entre outras coisas, ao indicado na Declaração dos Direitos da Criança adoptada em 20/11/1959), causam danos permanentes nas suas crianças.

Mais de metade das crianças dos países do chamado "Terceiro Mundo", vêem o seu processo de desenvolvimento privado de um ou mais bens considerados essenciais à infância.

"Estima-se que cerca de 700 milhões de crianças em todo o mundo tenham um tecto, 500 milhões não têm acesso a instalações sanitárias, 400 milhões são privadas de água potável, 300 milhões não têm acesso à informação, 270 não têm serviços de saúde, 140 milhões (na sua maioria meninas) nunca foram à escola e 90 milhões sofrem de fome."

Muitas destas situações são consequência dos efeitos da guerra a que milhões de crianças em todo o mundo estão expostas de forma directa. Só para se ter uma noção deste flagelo, segundo dados da UNICEF, desde 1990, mais de metade das 3,6 milhões de pessoas que morreram em consequência da guerra, eram crianças. Centenas de milhar de crianças continuam a ser recrutadas como soldados, raptadas como arma ou são vítimas de vários tipos de crimes.

Os relatórios elaborados por esta organização também concluem que a ocorrência de uma guerra com duração de, pelo menos, até cinco anos faz disparar a taxa de mortalidade das crianças com menos de cinco anos em 13%. Lembremos apenas as consequências das guerras no Afeganistão e Iraque, só para citar duas.
A SIDA é outro dos flagelos que tem vindo a afectar milhões de crianças no mundo. Estima-se que dois milhões de crianças seja portadoras da doença em todo o mundo e que 15 milhões sejam órfãos em consequência da doença, deixando-as à mercê do trabalho infantil. O desaparecimento dos pais obriga as crianças a começar a trabalhar para garantir o sustento, entrando num mercado de trabalho onde a exploração e as más condições de trabalho são norma, o que coloca constantemente a sua vida em risco.

O relatório evidencia ainda que a pobreza não é exclusiva dos países em desenvolvimento já que em 11 dos 15 países desenvolvidos analisados, a percentagem de crianças a viver em lares com baixos rendimentos tem aumentado nos últimos anos.

Fico com algumas das afirmações da directora executiva da UNICEF, Carol Bellamy, que são elucidativas e devem preocupar a todos, sem excepção:

- «demasiados governos estão a tomar decisões deliberadas que objectivamente prejudicam as crianças».

- «a pobreza, a guerra não surgem do nada, e a SIDA não se propaga por vontade própria». «São escolhas nossas».
- «quando metade das crianças do mundo crescem com fome e doenças e localidades inteira são dizimadas pela SIDA, é porque falhamos».

55 anos depois da criação do Dia Mundial da Criança, muitos progressos já foram feitos, mas também surgiram novos problemas, e milhões de crianças continuam a ver negado o direito à infância.
Uma realidade a que não se pode fechar os olhos: www.cultureunplugged.com/play/1081/Chicken-a-la-Carte