quarta-feira, 17 de junho de 2009

Recolha de Óleos Alimentares Usados chega à Amadora


















"Com esta iniciativa a CMA tem como objectivo a melhoria da qualidade ambiental na área do município da Amadora através da adopção de formas de recolha selectiva de óleos alimentares usados com vista à sua valorização e, simultaneamente, financiar acções humanitárias promovidas pela Fundação de Assistência Médica Internacional."

Este Protocolo prevê:
- a implementação, em lugares públicos, de cerca de 50 postos de grande capacidade para a deposição de óleos alimentares produzidos em lares;
- a disponibilização de de 20.000 recipientes individuais a distribuir pelos munícipes, associações de idosos e pelos alunos das Escolas Básicas do Concelho, tudo isto com a colaboração das Juntas de Freguesia.

Aderir à reciclagem de óleos alimentares usados não só evita a poluição da água como está a transformar o óleo em Biodiesel, uma fonte renovável de energia que diminui as emissões de CO2. Além disso, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social em Portugal. É impressionante, mas segundo os ambientalistas, um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água.

Este representa mais um ponto positivo no trabalho desenvolvido pela CMA na área da sustentabilidade e qualidade ambiental. Relembro que recentemente foi atribuído à nossa autarquia um prémio ambiental – Galardão ECO XXI – atribuído pela Fundação para Educação Ambiental em Portugal – Associação Bandeira Azul da Europa (FEEEPortugalABAE), projecto iniciado em 2006.

Sugiro que a CMA leve a cabo uma forte campanha de sensibilização junto da população e das escolas para que, neste particular, a Amadora venha a ser vir vista, mais uma vez, como um exemplo de boas práticas a seguir. Sugiro ainda que esta campanha envolva igualmente os restaurantes, lares e creches do Concelho, bem como, caso seja necessário, o Hospital Amadora Sintra.

Fazemos votos para que a Junta de Freguesia da Venteira cumpra de forma empenhada e activa o importante papel que lhe está destinado neste processo, é o que a população dela espera.

TODOS PELA RECICLAGEM!!! RECICLAR PARA CUIDAR!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário