domingo, 21 de junho de 2009

Já foi Inaugurada a Biblioteca Fernando Piteira Santos - Dia Histórico para a Cidade da Amadora

Fernando Piteira
Santos (img) -
deu nome à nova Biblioteca e
á exposição "Português, Cidadão do Século XX”,
patente no mesmo espaço

Da esquerda para a direita:
António Ramos Preto (Presidente da A.M. da Amadora),
Mário Soares (ex. Presidente da República) e
Manuel Cargaleiro (pintor e ceramista)
Da esquerda para a direita:
Manuel Cargaleiro (pintor e ceramista),
Manuel Alegre (Deputado) e
Joaquim Raposo (Presidente da CM da Amadora)
Actuação da "Orquestra Geração",
que encerrou a inauguração

Uma das peças presentes na exposição
colectiva de escultura, ao ar livre - "EsculturaLivre"

No exterior, actuação do grupo "Tocá Rufar"


Foi inaugurada no dia 19 de Junho, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.
Numa acção simbólica, os primeiros a entrar no edifício foram os leitores, bem representados por algumas crianças de escolas do Município, que transportavam livros da antiga Biblioteca.

Ao contrário do que acontecia na antiga Biblioteca, que apenas disponibilizava duas salas de dimensões reduzidas, a nova Biblioteca destaca-se pelo amplo espaço - 4 pisos - que tem ao dispor do público.

Para além das actividades habituais numa biblioteca moderna - sala de leitura e multimédia - este espaço reúne excelentes condições para dar seguimento ao trabalho já desenvolvido na anterior Biblioteca, através da realização de várias actividades, especialmente dirigidas às crianças, e que visam o incremento do gosto pela leitura e pelos livros.

Registo para a participação da Escola Intercultural através da participação do Grupo de Djambé e a Orquestra Geração, que encerrou a inauguração com um concerto.

Foi uma inauguração muito original, apresentando o espaço a quem se destina e com ela a inauguração duas outras exposições:
- No interior da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, está patente a exposição “Fernando Piteira Santos – Português, Cidadão do Século XX”, bem como o Painel de Azulejos de Manuel Cargaleiro;
- No exterior da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, ao ar livre, podemos contemplar uma exposição colectiva de escultura - EsculturaLivre - onde estarão presentes grandes nomes do panorama artístico nacional e internacional (patente até 31/12/2009)
Aspecto a realçar:
O Piso (-1) contempla os sectores Infantil e Juvenil, sala de conto e espaço para ateliers, denunciando uma aposta clara nos mais novos, o que penso ser um ponto muito positivo.
Este é um bom exemplo de um trabalho desenvolvido para a comunidade, á boa maneira do poder local democrático, emergido com "Revolução dos Cravos".

O nosso futuro colectivo depende de espaços com a qualidade da nossa Biblioteca Fernando Piteira Santos.

A Amadora merecia, há muito, uma Biblioteca assim!!! Boas leituras na nova Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos !!

Um agradecimento especial para a minha amiga Florbela Brito que gentilmente me cedeu os direitos de autor das fotos da inauguração. Aproveito a oportunidade para publicamente agradecer-lhe o apoio e amizade que sempre me concede.

1 comentário:

  1. Bom não quero fazer um comentário longo, mas a situação assim o merece.Quero te agradecer Pedro, pelo o facto de teres feito publicamente um agradecimento pela cedência das fotos.Quando as enviei eu sabia que irias fazer um bom trabalho.Não tens que me agradecer,mas sim nós, os Amadorenses, pelo empenho que dás á tua Freguesia, e como se já contexta tambem a todas Freguesias do concelho da Amadora.E assim terás todo o meu apoio nesse trabalho espetacular!!! assim penso que da parte de todos os moradores, da tua Venteira, que tanto defendes,se sentirão Orgulhosos pelo teu trabalho . Obrigado em nome de todos os AMADORENSES FLOR BELA BRITO

    ResponderEliminar