quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Câmara Municipal da Amadora indisponivel para alterar o uso do solo em relação aos terrenos onde se encontra o Campo do Estrela da Amadora












O município da Amadora está indisponível para alterar o uso dos terrenos onde se encontra o estádio do Estrela da Amadora, medida prevista no plano de recuperação do clube, disse à Agência Lusa o presidente da autarquia.
"A câmara não está disponível para alterar o uso do solo em relação aos terrenos. Se a decisão da assembleia de credores, que eu não conheço, apenas passa por construir habitação, não estamos disponíveis ", afirmou à Lusa o presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo.
O autarca considera que a salvação do Estrela da Amadora não está nas mãos da edilidade, mas dos credores, e mantém-se irredutível na alteração ao Plano Director Municipal, que viabilizaria a construção de habitação naquele local.
"Isso não salva o Estrela. Pode salvar alguém, mas seguramente não o Estrela da Amadora", disse.
No entanto, Joaquim Raposo manifesta disponibilidade da autarquia para negociar a instalação de equipamentos desportivos, de saúde, de terceira idade ou de educação naquele local.
O novo plano de recuperação do Estrela da Amadora foi votado a 24 de Janeiro, mas só esta semana será conhecido uma vez que alguns dos credores vão votar por escrito.
A nova proposta preconiza a criação de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) para gerir o futebol profissional, com capital social de um milhão de euros. Em declarações à Agência Lusa, a 24 de Janeiro, o administrador de insolvência, Paulo Sá Cardoso, admitiu que "não estão ainda garantidos todos os pressupostos previstos no plano", que prevê alterações ao Plano Director Municipal, de forma a permitir a construção em parte dos terrenos do Estádio José Gomes, na Reboleira. O administrador de insolvência disse, na altura, ter abordado o assunto com a autarquia, mas Joaquim Raposo nega a existência de qualquer pedido.
O Tribunal do Comércio de Sintra considerou o Estrela da Amadora insolvente a 29 de Setembro de 2009 e, dos 50 ME de dívidas a credores, apenas foi reconhecido um total de 28,5 ME, já com juros vencidos e vincendos, uma vez que não foram considerados alguns créditos reclamados, entre os quais o de José Maria Salvado, antigo presidente do clube.
A acção no Tribunal do Comércio de Sintra foi interposta pelo Estrela da Amadora, impedido de inscrever-se na Liga portuguesa de futebol na temporada de 2009/2010.
O pedido de falência foi interposto com a alegação de que o clube se encontrava impossibilitado de cumprir pontualmente com as suas obrigações, uma vez que não detinha meios próprios ou de crédito.
Por não cumprir os requisitos estabelecidos pela Federação Portuguesa de Futebol no processo de inscrição nas provas de seniores, o Estrela da Amadora, 10.º na II Divisão Nacional na época de 2009/10, apenas compete nesta época nos escalões jovens, pela primeira vez desde que foi fundado, em 1932.

Esta posição do presidente da Câmara Municipal da Amadora funciona como autêntica bofetada de luva branca em certa oposição que, desde há anos, acusa Joaquim Raposo de pretender alterar o uso do solo dos terrenos que envolvem o complexo do Estrela para "facilitar" os negócios ligados à construção civil.

Na prossecução do interesse público, em particular dos cidadãos da Amadora, o autarca amadorense não poderia assumir outra atitude. Os amadorenses nunca compreenderiam tal posição, para mais quando se sabe que a crise do C. F. E. A. teve origem, essencialmente, na má gestão de várias direcções ao nível do futebol profissional.

7 comentários:

  1. O Estrela significa muito para a Amadora...

    ResponderEliminar
  2. o Raposo que vá para o caralho, deixar morrer assim um dos símbolos da cidade é uma vergonha para a CMA.

    ResponderEliminar
  3. Raposo cabrão vais acabar apodrecer na prisão!

    ResponderEliminar
  4. http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1481790&seccao=Sul

    ResponderEliminar
  5. O que vale é que não vais poder concorrer as proximas para a camara senão ias ver o que as pessoas da cidade tinham para te dizer. Mas venho aqui pedir aos habitantes da cidade para que nas proximas eleiçoes tenham em conta o que o partido desse senhor andou a fazer pelo clube da cidade.

    ResponderEliminar
  6. Usou o Estrela e o bom nome do clube para se promover. Ainda terá de explicar as grandes farras até as altas horas em que participou no restaurante do clube. E agora como a teta secou, passou a mamar no monte da galega. Só os cegos é que não repararam o corrupto que tem na camera

    ResponderEliminar
  7. Mas quantos sócios tem CFEA?
    O CFEA nunca conseguiu ser uma verdadeira referência da cidade da Amadora.
    Nunca conseguiu sair da sombra dos três grandes de Portugal.
    O CFEA ainda deve deinheiro a dezenas de jogadores que contratou sabendo que não podia cumprir os cumpromissos assumidos.
    Os amadorenses perdoariam o presidente da edilidade por patrocinar, com terrenos da cidade, a resolução dos problemas de um clube de futebol que foi gerido de forma flaudulente por alguns dos seus dirigentes que, esses sim, deviam estar atrás das grades? Tenham juizo!!!

    ResponderEliminar