quinta-feira, 4 de agosto de 2011

AUMENTO DO PREÇO DOS TRANSPORTES PÚBLICOS É UM ROUBO!!


No passado dia 1 de Agosto os transportes públicos sofreram um aumento sem precedentes. Os utentes da Linha de Sintra, em particular, estão perante um autêntico roubo, chegando a ter que suportar aumentos que ultrapassam os 25%. O aumento de preços significa para a maioria dos seus utilizadores uma nova renda de 10, 20, 100 €, dependendo do tamanho do agregado familiar.



Este aumento além de penalisar de forma insultuosa os cidadãos e famílias que optam por bons comportamentos ambientais, deixando o carro em casa, vem colocar em causa ainda mais o direito à mobilidade dos cidadãos com mais debilidades económicas e sociais e reduzir as oportunidades na procura de emprego.



Além de tudo esta medida revela-se um contracenso, uma vez que:


1) afasta ainda mais as pessoas dos transportes públicos, levando-as ao uso do transporte individual;


2) contraria as necessidades prementes do país, a nível económico e social, nomeadamente a dependência externa energética do combustível fóssil;


3) contibui assim para o aumento da dívida externa;


4) contribui igualmente para o aumento das emissões de CO2 para a atmosfera, que tem conduzido à necessidade de Portugal comprar quotas de emissões, investindo lá fora o que não investe cá dentro.


Acresce dizer que a este roubo se soma aos já anunciados aumentos da electricidade e do gás, fruto do aumento do IVA de 6 para 23% nestes bens essenciais, e ao roubo de 50% do subsídio de Natal, entre tantos outros já anunciados e outros que se seguem.


É importante realçar que, ao contrário do que se "diz por aí", nenhuma destas medidas foi imposta pela "troika"nos termos em que o actual governo as veio a aplicar. O corte de 50% no subsídio de Natal evidência como muitos dos nossos políticos desprezam os eleitores deste país, dizendo uma coisa durante a campanha e fazendo exactamente o seu contrário mal se vêem no poleiro. (Clica)




2 comentários: