quarta-feira, 23 de março de 2011

Censos 2011 a decorrer até 24 de Abril - Informação

O processo censos 2011 pretende recensear todos os cidadãos e famílias residentes, ou apenas presentes, no território português no momento censitário, independentemente da nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.

A recolha de dados decorre simultaneamente em todo o território nacional, através da resposta pelos cidadãos a questionários referentes a alojamentos, famílias e indivíduos. Existem também questionários relativos a edifícios, mas que são preenchidos pelo recenseador.

Os recenseadores estarão devida e visivelmente identificados e prestarão todos os esclarecimentos e eventual apoio necessários ao preenchimento dos questionários.

A resposta aos Censos é obrigatória por Lei.

Os dados individuais recolhidos destinam-se apenas a fins estatísticos, são confidenciais e estão sujeitos a segredo estatístico, pelo que não podem ser divulgados. Todos os profissionais envolvidos na execução dos Censos estão obrigados, por Lei, ao dever de sigilo, podendo, em caso de infracção (nunca ocorrida) ser processados civil e criminalmente.

As respostas aos Censos 2011 devem ser dadas em Março/Abril, tendo por referência as 00h00 do dia 21 de Março (momento censitário).

Os Censos 2011 apresentam uma novidade: a resposta pela Internet “e-censos”

Pela primeira vez em Portugal, e na senda das melhores práticas internacionais, a resposta aos questionários dos Censos pode ser dada pela Internet (e-censos), e não apenas através do tradicional preenchimento em papel.

Como decorrem os trabalhos de campo?

Todas as residências são contactadas por um recenseador, devidamente credenciado e formado para o efeito, para entrega da documentação relativa à operação: os questionários em papel e um envelope fechado, contendo os códigos de acesso necessários para a resposta segura pela Internet.

A documentação é deixada na caixa do correio, no caso de os moradores se encontrarem ausentes.

A resposta aos Censos tem início a 21 de Março de 2011.

Se optar por responder pela Internet o recenseador não voltará a contactá-lo, uma vez que é notificado por sms de que a sua resposta já foi dada.

Caso opte por preencher os questionários em papel o recenseador voltará à sua residência para os recolher.

À medida que forem dadas as respostas, em algumas freguesias do País é reinquirida presencialmente uma pequena amostra da população para controlo da qualidade. Nestes casos, o contacto será, igualmente, efectuado por um recenseador do INE, devidamente identificado, que lhe prestará todos os esclarecimentos.

Trabalhos de campo

Os trabalhos de campo dos Censos 2011 decorrem no período de 7 de Março a 24 de Abril de 2011, alargado, se necessário, para o controlo de qualidade.

Os trabalhos de campo obedecem às seguintes fases:

Fase 1: De 7 a 20 de Março: Distribuição da documentação aos cidadãos

Fase 2: De 21 a 27 de Março: Resposta só pela Internet

Fase 3: De 28 de Março a 10 de Abril: Resposta pela Internet e em papel

Fase 4: De 10 a 24 de Abril: Resposta só em papel

Estará disponível a Linha de Apoio 800 22 2011 (chamada gratuita), nos dias úteis das 9h00 às 20h00, de 1 de Março até ao final do processo de recolha.

Responder aos Censos é fácil, cómodo e seguro

Para responder pela Internet é necessário:

- Aceder á página de resposta www.censos2011.pt (a partir de 21 de Março)

- Introduzir os códigos de acesso seguro indicados no envelope, bem com os códigos relativos ao alojamento, impressos no respectivo questionário em papel (toda esta documentação é entregue pelo recenseador em sua casa);

- Responder aos questionários;

- Premir a opção «enviar».

No final é apresentado um comprovativo de envio, com sucesso, da sua resposta.

Caso não possa responder pela Internet preencha os questionários em papel. O recenseador voltará a sua casa para recolhê-los.

Porque é importante responder aos Censos?

Os Recenseamentos da População e da Habitação, vulgo Censos, são a maior operação estatística realizada em qualquer país do mundo, assumindo os seus resultados grande importância para o conhecimento da população e do parque habitacional.

A informação censitária é determinante para os governos centrais, regionais e autarquias, para empresas, para outras entidades públicas e privadas, para investigadores e para cidadãos em geral.

Os Censos proporcionam um quadro de informação completo e pormenorizado. São uma operação estatística única, que permite contar e caracterizar todas as pessoas e todas as habitações e edifícios existentes no país.

A informação disponibilizada pelos Censos é, pois, de grande utilidade para a definição de políticas a nível regional e local e para o planeamento de infra-estruturas e serviços essenciais à população, designadamente nas áreas da educação, saúde, segurança e transportes. Os Censos permitem, ainda, actualizar a base de amostragem do INE, indispensável para a realização dos diferentes inquéritos às famílias que se irão efectuar em Portugal, nos anos subsequentes.

Colabora!

Até 24 de Abril responda aos Censos 2011
Pela Internet ou, se não lhe for possível, preenchendo os questionários em papel.
Para sua segurança, em caso de dúvida, não hesite e peça a identificação ao recenseador.
Se não receber os questionários ou se estes não forem devidamente recolhidos, se respondeu em papel, dirija-se á sua Junta de Freguesia.

Para mais informações:

www.ine.pt

email: censos2011@ine.pt

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Linha de Apoio 800 22 2011 (chamada gratuita), nos dias úteis das 9h00 às 20h00

Pode ainda solicitar esclarecimentos na Câmara Municipal da Amadora ou Junta de Freguesia da Venteira.

Sem comentários:

Enviar um comentário