segunda-feira, 24 de maio de 2010

Câmara Municipal da Amadora alarga apoio a idosos


O Projecto “AmaSénior – Apoio Alimentar a Idosos” teve início em 25 de Julho de 2009, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal da Amadora e três Instituições parceiras que actuam no território nesta área de intervenção: a Fundação AFID Diferença, a Santa Casa da Misericórdia da Amadora e a Sociedade Filarmónica Recreio Artístico e Apoio Social da Amadora – Quinta de S. Miguel.

Na sequência de um estudo de avaliação efectuado ao projecto Amasénior no terreno verificou-se a necessidade de aumentar a capacidade de resposta, abrangendo mais utentes.

O objectivo central desta parceria é alargar a dias feriados e fins de semana o fornecimento da alimentação a pessoas idosas ou isoladas que já beneficiam, em dias úteis, das valências de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia.

A partir do mês de Fevereiro passaram a operar mais 3 viaturas, cuja responsabilidade é levar refeições aos idosos em situação de carência física, económica e familiar, sete dias por semana. Passam a ser, assim, 360 os beneficiários (antes eram cerca de 200) de um projecto que tem tido um acolhimento bastante favorável por parte da população.

Neste contexto e no âmbito das suas competências, a Autarquia deliberou, por unanimidade, descentralizar o valor de € 46.590 para as instituições parceiras no Projecto “AmaSénior – Apoio Alimentar a Idosos”.

1 comentário:

  1. 8 VALORES IMPORTANTES INCLUÍDOS NA HOSPITALIDADE

    1-SENSIBILIDADE PERANTE OS EXCLUÍDOS
    A nossa hospitalidade implica e alimenta a empatia ,preferencialmente com os excluídos pela doença ou limitação psíquicas.

    2 -SERVIÇO AOS DOENTES E NECESSITADOS
    tudo e todos estamos ao serviço das pessoas que atendemos;são elas o centro da nossa organização.

    3 -ACOLHIMENTO LIBERTADOR
    Caracterizamos-nos pelo calor do acolhimento com gratuidade paciente.exigimos a reabilitação mais alta.Os nossos cuidados têm o calor de um lar.

    4 -SAÚDE INTEGRAL
    O nosso trabalho pela saúde abrange todas as dimensões da pessoa segundo o humanismo integral. O nosso objectivo consiste em curar e cuidar.

    5 -QUALIDADE PROFISSIONAL
    Somos eficazes no nosso serviço mediante o rigor profissional,a eficiência na gestão o trabalho em equipa , a adaptação de dispositivos e a permanente atualização dos profissionais.

    6 -HUMANIDADE NA ATENÇÃO
    Cultivamos de modo explicito e praticamente a humanização nas tomadas de posição e em cada atividade concreta. A nossa atenção é um encontro humano que dá prioridade á dignidade da pessoa.

    7 -ÉTICA EM TODA A ATUAÇÃO
    Exigimos de nós mesmos um comportamento ético,de acordo com os critérios da Bioética e o principio da hospitalidade ,em toda a nossa atuação.

    8 - CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
    Fomentamos a consciência individual e colectiva de fazermos parte da historia hospitaleira ,fiéis ás nossas origens,protagonistas do presente e construtores do futuro hospitaleiro.


    FERNANDA LOPES

    ResponderEliminar