quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ontem Foi o Dia da Terra

O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. É festejado em 22 de Abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.

Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo. (Clica)
Sendo nós habitantes de um planeta que integra um sistema integrado, durante 365 dias por ano, não faz sentido que apenas um deles lhe seja anualmente consagrado e a título de mero descargo de consciência.A maioria dos problemas com que nos confrontamos actualmente a este nível resultam da falta de consciência colectiva. A sociedade globalizada em que nos integramos estimula o liberalismo desenfreado e incentiva o egoísmo exacerbado, o que resulta no absoluto desrespeito pela nossa e pelas gerações futuras, esquecendo-se que a estas pertencem os nossos próprios filhos. Como vão distantes as ideias humanistas da década de sessenta do século passado!


Não deixes de assistir ao video que se segue:


Versão dobrada para português.

Para assistir á versão legendada (clicar)


Para todos reflectirmos...

Sem comentários:

Enviar um comentário