quarta-feira, 29 de julho de 2009

Exposição "Viva a Autonomia Municipal" a não perder...



O Congresso Municipalista de Lisboa (1909), Cem Anos Depois…

ENTRADA LIVRE DE ENCARGOS !!!

No âmbito das comemorações do centenário (1909-2009) do CONGRESSO MUNICIPALISTA de 1909, importante evento no reforço do poder local de então e a primeira grande realização política nacional da nova Vereação Republicana, eleita em 1 de Novembro de 1908, está patente, na Galeria de Exposições Temporárias dos Paços do Concelho de Lisboa, até 31 de Julho, a exposição "Viva a Autonomia Municipal", cuja concepção e desenvolvimento está a cargo da Hemeroteca Municipal de Lisboa.

O congresso realizou-se no edifício dos Paços do Concelho, entre 16 e 21 de Abril de 1909, e a primeira reunião magna dos municípios portugueses teve como fim a defesa da autonomia municipal, face à crescente “repressão centralizadora” de então. Curiosamente, esta reivindicação reunia todos os municípios, republicanos e monarquicos, o que explica a elevada adesão a este congresso, tendo estado presentes 158 câmaras municipais, que enviaram 236 representantes, assim como várias juntas de paróquia, escolas, associações e colectividades da capital.
Foram apresentadas e discutidas várias teses durante o congresso, com destaque para a Autonomia Municipal e consequentes descentralizações administrativas, de Cunha e Costa, a Federação dos Municípios, de Agostinho José Fortes e a Municipalização dos serviços públicos, de José Miranda do Vale.
Aconselho vivamente uma visita ao local da exposição, que representa um excelente relato histórico da época. Nela está retratada a sala de sessões onde decorreu o congresso, e inclui uma incursão pela cidade no ano de 1909, ocupando-se das referências históricas e teóricas do municipalismo português. Por forma a dar a conhecer aos munícipes o valioso património municipal, serão exibidas algumas peças inéditas de importantes colecções municipais.
A exposição integra-se num projecto cultural mais vasto, que se estende até ao primeiro centenário da proclamação da República – 2010
O filme que integra a exposição, convida-nos a “revisitar” esse Congresso que ficou na história do municipalismo português (assistir ao video)
Horário de visita:
Última Semana (até 31 Jul 09):
Seg a Sex: 8h-20h; Dom: 10h-20h
Informações:
T. 213 246 290
Programa (clique aqui)

domingo, 26 de julho de 2009

Intervenção em espaços públicos na Venteira

A Câmara Municipal da Amadora está a efectuar intervenções em alguns espaços públicos da nossa Freguesia.

Criação de lugares de estacionamento e construção de passeios é o objectivo da intervenção que se está a realizar na Rua D. Duarte (1ª img) junto ao antigo cinema Lido e ao Parque da Ilha Mágica do Lido.

Já na zona das traseiras da Av. de Ceuta com a Rua Miguel Silva, junto à Escola Seomara da Costa Primo, a intervenção visa a colocação de pavimento e construção de passeios.

Aspecto da intervenção na Rua D. Duarte (Foto: P. Repolho)


Intervenção nas traseiras da Av. de Ceuta e da R. Manuel Silva (Foto: P. Repolho)
Apesar das intervenções citadas chegarem com muitos anos de atraso devemos saudar a sua realização porque, na verdade, até então nenhum executivo as tinha levado a cabo e é bom lembrar que já passaram pela CMA várias gestões camarárias.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Centro de Saúde da Amadora - Venteira


Achei pertinente adicionar em "Links Venteira - Amadora" o endereço electrónico do portal da saúde onde consta toda a informação relativa ao funcionamento do Centro de Saúde da Amadora, na VENTEIRA, que espero seja útil.

Tenho que reconhecer que fiquei surpreendido com a diversidade de valências que este centro, integrado numa das maiores conquistas de Abril, o Serviço Nacional de Saúde, proporciona aos utentes das três freguesias que engloba: VENTEIRA, Mina e São Brás.

Passo em revista algumas das informações presentes no mesmo:

Designação:
Centro de Saúde Amadora - Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Tipo de Organismo:
Serviço Nacional de Saúde

Morada:
Largo Dr. Dário Granda Nunes, 1 - VENTEIRA

Código Postal
2700-511 AMADORA

Telefone Geral
214930113

Nºs Fax
214932233 - Fax Geral

Endereço de correio electrónico
amadora@csamadora.min-saude.pt

Transporte de acesso ao prestador:
Comboio - Estação Amadora. Autocarro

Horário do Centro de Saúde:
De Segunda-Feira a Sexta-Feira
08h00 - 20h00

Área de influência:
Abrange os residentes nas freguesias da VENTEIRA, Mina e São Brás

Consultas específicas (dias e horas):

Diabetes
Terça-Feira
10h00 - 13h00

Planeamento Familiar
De Segunda-Feira a Sexta-Feira
09h00 - 16h00

Saúde Materna
De Segunda-Feira a Sexta-Feira
09h00 - 16h00

Saúde Infantil
De Segunda-Feira a Sexta-Feira
09h00 - 16h00

Consultas de especialidade disponíveis (dias e horas):

Medicina Geral e Familiar
De Segunda-Feira a Sexta-Feira
08h00 - 20h00

Meios de diagnósticos (dias e horas):
Análises Clínicas
De Segunda-Feira a Sexta-Feira
08h00 - 19h30

Imagiologia (Raio-X convencional)
De Segunda-Feira a Sexta-Feira
09h00 - 19h30

Promoção da saúde (dias e horas):
Vacinação Crianças
De Segunda-Feira a Sexta-Feira
08h30 - 12h30 e 14h00 - 15h30

Vacinação Adultos
De Segunda-Feira a Sexta-Feira
08h30 - 12h30 e 14h00 - 15h30

Saúde oral
De Segunda-Feira a Sexta-Feira
09h00 - 16h00

Tratamentos/Outras actividades (dias e horas):
Pensos
De Segunda-Feira a Sexta-Feira
09h00 - 19h00

Injectáveis
De Segunda-Feira a Sexta-Feira
08h00 - 22h00

Aerossóis
De Segunda-Feira a Sexta-Feira
08h00 - 22h00

Domicílios de enfermagem
De Segunda-Feira a Sexta-Feira
09h00 - 17h00

Avaliação da Tensão Arterial
De Segunda-Feira a Sexta-Feira
09h00 - 18h00

Avaliação de Glicémia Capilar
De Segunda-Feira a Sexta-Feira
09h00 - 18h00
Serviços de Atendimento Complementar
Missão: Atendimento situações de doença aguda fora do horário do médico de família
Morada: Lg Dr. Dario Gandra Nunes, 1 - Telefone: 214930113
De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 20h00 às 22h00

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Intervenção no Parque Delfim de Guimarães não deixa ninguém indiferente










Imagem do Parque Delfim Guimarães nos seus primórdios (img. central), planta da intervenção da CMA (img. direita) e plano dos novos equipamentos no parque (img. esquerda)

Com o objectivo de reduzir o vandalismo a marginalidade e consequente insegurança existente no Parque Delfim Guimarães, decidiu a Câmara Municipal da Amadora duplicar a área do parque infantil ali existente, bem como realizar alguns trabalhos de melhoramento, requalificação, e até reforço da iluminação.
O parque infantil foi alargado até à pérgula, onde foram instalados vários equipamentos infantis.

Como habitualmente acontece nestes casos, a intervenção no parque não agradou a todos.
Se a maioria dos pais e crianças que frequentam o parque concordam com a intervenção, a maioria dos munícipes encontra-se dividida relativamente à mesma.

Aspectos mais positivos desta intervenção:
- Aumento do espaço disponível no parque infantil e do número de equipamentos infantis, o que certamente fará as delícias dos pequenotes;
- Melhoramentos efectuados no espelho de água, há muito desactivado da sua função;
- Melhoramento da iluminação existente no parque;
- Eventual redução da insegurança sentida no local.

Aspectos mais negativos:
- Descaracterização arquitectónica e histórica do Parque Delfim Guimarães, em particular da zona envolvente ao seu elemento central, a pérgula;
- Redução do espaço público disponível, funcionando a rede como uma barreira à circulação pedestre e ao acesso à pérgula;
- Perda de importância da função para a que a pérgula foi edificada,
- Pérgula inacessível aos visitantes fora do horário de funcionamento do parque infantil.

Só a titulo de curiosidade, recorde-se que o Parque Delfim de Guimarães, então designado de Jardim-Parque, é o jardim mais antigo da cidade e foi inaugurado em 27 de Julho 1937 pelo Presidente da República, à época o General Óscar Carmona, numa altura em que a Amadora era elevada a vila.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Queridos Inimigos... (No Comments...!)

Fonte DN: Recepção do Presidente da República aos quatro vice-presidentes da Assembleia da República e os líderes parlamentares, em 9 de Julho, para almoço que assinalou o final da quarta e última sessão legislativa da X Legislatura

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Entrevista do Presidente da Câmara Municipal da Amadora ao DN, no seguimento dos acontecimentos do passado domingo junto ao Bairro de Santa Filomena

Joaquim Raposo

Entrevistado pelo Diário de Notícias, no seguimento dos graves acontecimentos do último Domingo perto da rotunda das palmeiras, lugar de Vila Chã, junto ao bairro Santa Filomena, onde dois polícias foram atingidos a tiro de caçadeira , o presidente da câmara da Amadora, Joaquim Raposo, defende uma política de combate à insegurança sentida no concelho, baseada em três vectores essenciais:

- a instalação de sistemas de videovigilância nos bairros considerados perigosos.

De acordo com Joaquim Raposo, a autarquia a que preside elaborou um estudo conjuntamente com a PSP com o objectivo de identificar os locais mais problemáticos do concelho para a instalação de câmaras de videovigilância.

"Apresentámos há alguns meses uma proposta ao ministério da Administração Interna, que por sua vez a passou à Comissão Nacional de Protecção de Dados, para a instalação de 136 câmaras em bairros da Amadora e continuamos a aguardar resposta".

"Há zonas que são mais criticas, nomeadamente onde existe maior aglomerado de pessoas, como as novas urbanizações, e esses requerem outro tipo de intervenção [policial] para impor maior respeito para que as pessoas se sintam mais seguras".

"Há zonas que são mais criticas, nomeadamente onde existe maior aglomerado de pessoas, como as novas urbanizações, e esses requerem outro tipo de intervenção [policial] para impor maior respeito para que as pessoas se sintam mais seguras", adiantou.


- aumento do número de efectivos que permitirá aumentar o patrulhamento policial e melhores condições para que estes possam desempenhar as suas funções


- novas apostas sociais que passam pela área da formação nas escolas e na ocupação dos jovens através do desporto.

Para Joaquim Raposo, este caso de domingo à tarde, é o reflexo "questões sociais que resultam de um desinvestimento de vários anos na cobertura, deficiente, da rede de creches e de pré-escolar".

"Deve haver apostas nestas áreas para que os jovens tenham ocupação. A videovigilância associada a programas para ocupar os miúdos ia contribuir bastante para diminuir a insegurança", considerou.
Fonte DN (clique aqui) para ler a notícia na integra

OPINIÃO EM JEITO DE COMENTÁRIO:
Na minha opinião a visão que o Presidente da CMA tem desta delicada questão é a mais adequada.
Por um lado temos que combater este flagelo neste preciso momento, não dando tréguas aos prevaricadores, daí a necessidade de se pensar seriamente na instalação de videovigilância em locais estratégicos, de dotar-se as esquadras da Amadora de um maior número de efectivos e de proporcionar à polícia melhores meios, formação e condições de trabalho.
Por outro lado temos que pensar que a deliquência e violência juvenil não surge do nada. Existem motivos que a explicam.
Se queremos que os meninos que hoje crescem nos bairros mais problemáticos da Amadora não sejam futuros delinquentes temos que os "agarrar", promovendo a sua integração social, com referências e valores, como mote para que sintam que podem ter um futuro. A integração social, consubstanciada na implementação no terrenos de várias programas de cariz sócio-educativo, só por si, podem não resolver todos os problemas destas crianças, mas, sem dúvida, concorrem para a diminuição dos "factores de risco" que potenciam a delinquência.
Se não o fizermos estas as crianças em risco são forçadas a tornarem-se adultos mais cedo, "sem referências ou valores" e alguns poderão seguir os enveredar pelo caminho do crime. O investimento e intervenção social nesta área é determinante para que possamos inverter, a médio prazo, o ciclo crescente de violência que se vai apoderando das sociedades modernas.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Dois Agentes da PSP atingidos na face por disparos junto ao Bairro de Santa Filomena

In site da TSF

Dois polícias foram baleados, este domingo, ao princípio da tarde, perto da Rotunda das Palmeiras, lugar de Vila Chã, na Amadora, depois de terem sido chamados a uma ocorrência.

De acordo com o comunicado do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP: «O incidente ocorreu após a PSP receber a comunicação de que um grupo de indivíduos andava a preparar-se para efectuar assaltos junto ao Bairro de Santa Filomena. Neste sentido, elementos policiais deslocaram-se para as entradas deste bairro com o objectivo de interceptar os suspeitos e evitar o cometimento de crimes, o que veio efectivamente a acontecer».
Os agentes viram «dois indivíduos encapuzados», sendo que um deles «efectuou um disparo de caçadeira, dirigido ao condutor da viatura policial, partindo vidros e atingindo a face do mesmo».
«Quando o outro tripulante do carro patrulha se preparava para sair, foi igualmente atingido na face com um disparo», acrescenta o comunicado.
Os dois atiradores fugiram a pé para o interior do Bairro de Santa Filomena, acrescenta o Comando Metropolitano de Lisboa.
Neste sentido, elementos policiais deslocaram-se para as entradas deste bairro com o objectivo de interceptar os suspeitos e evitar o cometimento de crimes, o que veio efectivamente a acontecer», pode ler-se na nota.

O cerco ao bairro terminou cerca das 21h00, pouco tempo depois da viatura onde seguiam os agentes alvejados, ter sido retirada do local por um reboque. No entanto permanecem no local vários elementos da PJ e da PSP. (clique aqui)

O porta-voz da direcção nacional da PSP comunicou que estão referenciados cinco suspeitos de terem participado no tiroteio e que esperam deter num curto espaço de tempo. (clique aqui)

Os agentes foram ambos atingidos na face por tiros de caçadeira, mas a situção clínica é favorável, não se encontrando em perigo de vida. Porém um dos agentes foi atingido num dos globos oculares, o que pode ter como consequência a perda de visão. (clique aqui)

Declarações do Presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo: “É urgente tomar medidas para reforço da força policial no concelho e combater a posse ilegal de armas. E prender os marginais”, adiantou Joaquim Raposo, presidente da Câmara Municipal da Amadora”, que adianta ainda que “há meses” apresentou um projecto de videovigilância para os locais mais problemáticos do concelho mas que até hoje aguarda uma resposta da Comissão Nacional de Protecção de Dados.Para Raposo, que não acredita que sejam filhos da Amadora que promovam estes crimes violentos, de cada vez que ocorre um episódio destes o medo na Amadora cresce. “Mais o psicológico do que o efectivo”. (clique aqui)

Ministro Rui Pereira visita agentes baleados (clique aqui)

domingo, 5 de julho de 2009

Exposição Colectiva no Centro Cultural Roque Gameiro - Até 25 de julho










Entrada Livre de Encargos !!!

Até 25 de Julho vai estar patente na centenária Casa Roque Gameiro, situada na nossa Freguesia, uma Exposição colectiva dos ateliês do Centro Cultural Roque Gameiro, que reunirá trabalhos de vários artistas que se expressam através de diversas técnicas e suportes, da cerâmica à costura, passando pela gravação em vidro, pintura a óleo, entre outros trabalhos.

Casa Roque Gameiro
Praceta 1.º Dezembro, 2 – VENTEIRA
Tel: 21 492 92 30 Fax: 21 498 92 39 E-mail: crgameiro@iol.pt
Horário: terça a sábado, das 10.00H às 12.30H e das 14.00H às 17.30H

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Foi Inaugurado o Novo Tribunal da Amadora




Foi oficialmente inaugurado, no passado dia 30 de Junho, o novo Palácio da Justiça da Amadora, que entretanto já se encontrava em funcionamento desde o passado mês de Abril.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Joaquim Raposo, que se fez acompanhar pelo Ministro da Justiça, Alberto Costa.

Este tribunal foi contruido no âmbito da Reforma do Mapa Judiciário e integra a Comarca da Grande Lisboa Noroeste, agregando um Juízo de Família e de Menores (duas secções), um Juízo de Pequena Instância Criminal, um Juízo de Média Instância Cível, um Juízo de Instrução Criminal e o Departamento de Investigação e Acção Penal.

O concelho da Amadora está inserido na Comarca Piloto da Grande Lisboa-Noroeste, com o novo mapa judiciário, que reúne ainda os concelhos de Sintra e Mafra, e cujo objectivo é dotar esta área territorial de uma ampla e adequada gama de juízos especializados, o que até há poucos anos não acontecia.

O Palácio da Justiça da Amadora vai contar com 51 funcionários, 15 magistrados (10 deles do Ministério Público) e vai custar ao Estado uma renda mensal de 44 mil euros.
O novo mapa judiciário arrancou no passado dia 14 de Abril com as comarcas-piloto do Alentejo Litoral, Baixo Vouga e Grande Lisboa Noroeste, estando previsto um período experimental de dois anos.

A reforma, que organiza os actuais 231 tribunais de comarca em 39 circunscrições, deverá estender-se ao resto do país em 2011.
Sem dúvida, um dia importante para a cidade da Amadora.

Tribunal de Comarca da Amadora
Avenida Quinta Grande 83, Alfragide
2610-158 AMADORA
Horário: 9.00h/12.30h e das 13.30h/16.00h
Telefone: 214 967 300
Fax: 214 967 399