terça-feira, 28 de junho de 2011

Arte no Mercado da Venteira até 9 de Julho

Vai estar patente no Mercado da Venteira, até ao dia 9 de Julho, uma Exposição de Fotografia e Desenho intitulada "Arte no Mercado", um evento levado a cabo pela Junta de Freguesia da Venteira em colaboração com a Escola Secundária Seomara da Costa Primo.

A não perder!!!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia - Dia 30 de Junho (5.ª Feira)

No próximo dia 30-06-2011 (5.ª Feira), pelas 21h00, na Sede da Junta de Freguesia da Venteira, sita na Rua 1.º de Maio, 39 A, vai ter lugar uma Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia, cuja ordem de trabalhos é a seguinte:

Ponto n.º 1 - Apreciação para aprovação das actas n.º 5 e 11.

Ponto n.º 2 - Apreciação da informação da Sra. Presidente da Junta, conforme disposto na alínea o), do n.º 1 do art.º 17.º, da Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5A/2002 de 11 de Janeiro.


Participa! A participação é uma forma de cidadania!!!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

ONU: Mundo caminha para "crise social global"

O mundo enfrenta uma “crise social global” emergente provocada pelo desemprego generalizado, o elevado preço dos alimentos e combustíveis e outros efeitos da recessão económica de 2008-2009, alertou hoje a ONU num relatório divulgado em Genebra.


No documento, a ONU adverte, por outro lado, que as políticas de austeridade adotadas em vários países, designadamente em Espanha e na Grécia, ameaçam o emprego e põem em risco o relançamento das economias, potenciando um agravamento da referida crise social.
O secretário-geral adjunto da ONU para o desenvolvimento económico, o malaio Jomo Kwame Sundaram afirmou hoje que os governos mundiais não estão a conseguir ajudar as 200 milhões de pessoas desempregadas em 2010 e que têm dificuldade em obter alimentos devido ao elevado preço destes. Segundo Sundaram, a acentuada subida dos preços dos alimentos e dos combustíveis que precedeu a crise financeira mundial fez aumentar o número de pessoas com fome no mundo para mais de mil milhões em 2009, o mais alto de sempre.


E a situação pode ser agravada pelas políticas de austeridade, alerta o relatório 2011 do Conselho Económico e Social da ONU, aconselhando prudência aos governos. “As medidas de austeridade tomadas por alguns países excessivamente endividados, como a Grécia ou a Espanha, ameaçam o emprego no setor público e a despesa social como tornam a retoma mais incerta e mais frágil”, lê-se no documento. “Os governos devem reagir com prudência às pressões para a consolidação orçamental e para a adoção de políticas de austeridade se não querem correr o risco de interromper a recuperação da sua economia”, acrescenta. O relatório frisa que este problema não diz apenas respeito às economias mais desenvolvidas, uma vez que “muitos países em desenvolvimento, nomeadamente os que beneficiam de programas do FMI, também sofrem pressões para reduzir a despesa pública e adotar medidas de austeridade”. Uma das conclusões do relatório é que os governos devem poder aplicar, de maneira sistemática, políticas contra-cíclicas. Para isso, prossegue, é “indispensável” rever “a natureza e os objetivos de base das condições” impostas pelas organizações internacionais para dar ajuda aos países em dificuldade.
É essencial que os governos tenham em conta as prováveis consequências sociais das suas políticas económicasem áreas como a nutrição, a saúde e a educação, para não penalizar o crescimento económico a longo prazo, lê-se ainda no documento.


LUSA (Clicar)

domingo, 19 de junho de 2011

Ao novo Governo cabe "simplesmente implementar o programa" acordado com a troika




O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, defendeu dia 7/06/2011, que a Portugal cabe "simplesmente implementar o programa" acordado com a troika .



Apontando que as recomendações são feitas "à medida para cada país, já que reflectem o facto de os desafios variarem muito de Estado-membro para Estado-membro", Rehn observou, em Estrasburgo, que ainda assim "é possível distinguir três categorias" de países: os que já negociaram programas com UE e FMI, aqueles que não precisam de ajuda externa mas têm graves problemas orçamentais e de competitividade, e aqueles cujos problemas de dívida são menos urgentes e têm as contas públicas em ordem.



"Aos primeiros, recomendamos simplesmente que implementem o programa com determinação e resultados concretos", declarou, referindo-se a Grécia, Irlanda e Portugal.



Fonte comunitária já havia explicado à Lusa que as orientações e medidas que Portugal tem de tomar nos próximos meses já estão contidas no memorando assinado entre a 'troika' internacional (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) e o Governo de José Sócrates.



As "recomendações" hoje apresentadas pela primeira vez, que se baseiam na nova "coordenação económica reforçada" entre os Estados-membros e são feitas ao ritmo do "semestre europeu", serão discutidas e avalizadas pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia na reunião que vão ter a 23 e 24 de Junho em Bruxelas.



In Económico com Lusa 07/06/11 16:26 (Clicar)



Deve-se realçar que estas declarações proferidas por Olli Rehn foram feitas depois de conhecidos os resultados eleitorais, resultantes da última Eleição para a Assembleia da República, de 5 de Junho.



Isto significa que os portugueses devem estar especialmente atentos ao novo governo. Ainda antes de tomar posse e mesmo durante a campanha eleitoral, Passos Coelho foi explicando que pretende aplicar as políticas da troika e ir mais além. Que queria ele dizer com "ir mais além"?



Será a aplicação da liberalização dos despedimentos selvagens, sempre que o patrão quiser?



Serão ainda mais cortes na Escola Pública e o despedimento de milhares de professores?



Será a privatização parcial da Saúde e/ou Segurança Social?



Será a privatização da CGD, que além de dar lucros consideráveis, representa importância estratégica para a estabilidade do sistema financeiro nacional e para o financiamento da economia, como aliás se viu aquando das mega- fraudes, realizadas por antigos políticos, em vários bancos privados?



Será a privatização da RTP, quando todos os países europeus têm, pelo menos, um canal público de TV?



Fica a dúvida! Estejamos atentos e vigilantes!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

"Fórum Saúde e Bem-Estar na Amadora" decorre de 17 a 19 de Junho (Parque Central da Amadora)




Vai realizar-se, entre 17 e 19 de Junho, o Fórum Saúde e Bem-estar, uma iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal da Amadora, que pretende alertar para a máxima “mente sã em corpo são”.

Workshops, exposições, actividades de rua e possibilidade de realização de testes de diagnóstico (colesterol, glicemia, visual, auditivo, cardiovascular, densidade de massa corporal, densidade óssea, tensão arterial e monóxido de carbono), são algumas das actividades principais de um fim-de-semana diferente.

Esta acção que tem como objectivo principal a sensibilização da população para um estilo de vida saudável, e com o propósito de trazer as pessoas para a rua, para que ganhem o gosto pelo exercício físico e para que tomem consciência de alguns problemas relacionados com a saúde física e mental.

Consulte o Programa Completo (Clicar)

terça-feira, 7 de junho de 2011

Feira do Brinquedo Usado

Vai realizar-se no próximo dia 18 de Junho, na Casa Roque Gameiro, a I Feira do Brinquedo usado.

Os promotores desta feira pretendem que esta iniciativa tenha um cunho vincadamente pedagógico, onde as crianças troquem e vendam entre si brinquedos que já não utilizam, mas que se encontram em boas condições, possibilitando num futuro que outras crianças os usufruam com um objectivo bem definido de reutilização e reciclagem

O preço do brinquedo terá um valor simbólico à escolha do participante.
Para participar nesta iniciativa, é imprescindível a presença de um adulto que se responsabilizará pela criança.

Paralelamente irão decorrer actividades lúdico – pedagógicas com a realização de atelier, conforme cartaz em anexo e, para as quais se encontram abertas as inscrições pelo telefone 21 436 90 58. Haverá ainda a hora do conto.

Para mais informações e realizar a ficha de inscrição para a Feira devem contactar os serviços da Casa Roque Gameiro:

Praceta 1º de Dezembro, n.º2, Venteira – 2700-668 Amadora

Telf.: 21 436 90 58 – E-mail: crgameiro@gmail.com

Eleições para a Assembleia da República 2011 - Resultados no Município da Amadora

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Portugal Primeiro da UE em Sofisticação e Disponibilidade de Serviços "on line"

Segundo relatório eGov Benchmark 2010 divulgado em Fevereiro deste pela Comissão Europeia, Portugal apresenta-se em primeiro lugar no ranking europeu da disponibilização e sofisticação dos serviços públicos online. Na edição realizada em Outubro de 2004, Portugal apresentava-se na 16ª posição em matéria de disponibilidade e na 14ª no nível de sofisticação. Nos últimos 6 anos Portugal passou duma posição abaixo da média europeia para a liderança nos serviços públicos online.

Portugal assume-se assim, na Europa, como uma referência no Governo Electrónico. Como boa prática, a Comissão Europeia destaca para Portugal o “Cartão do Cidadão”, a “Empresa Online”, o serviço de “Declarações Electrónicas” de impostos e a “Segurança Social Online”.

No estudo, Portugal consegue mesmo atingir o score máximo (100%) nos níveis de disponibilidade e sofisticação dos seus serviços públicos online dirigidos a cidadãos e empresas, com valores acima da média da UE27 que se apresentam em 82% e 90%, respectivamente. Em 2005, antes do arranque do Plano Tecnológico, Portugal apresentava um nível de disponibilidade de 40% e um nível de sofisticação de 68%.


Nesta 9ª medição realizada pela Comissão Europeia do desempenho europeu em matéria de Governo Electrónico, mesmo quando se verifica um crescente grau de exigência na metodologia utilizada para o apuramento dos resultados, Portugal posiciona-se no topo da lista de países avaliados. Para além de permanecer no 1º lugar no grau de disponibilidade e sofisticação dos 20 serviços avaliados desde 2001, Portugal posicionou-se ainda em todos os outros indicadores acima da média Europeia, nomeadamente User experience (experiência do utilizador), eProcurement (compras electrónicas), Horizontal Enablers (soluções que facilitam o fornecimento dos serviços online como é o caso da identificação electrónica, por exemplo), e eventos de vida “perder e encontrar emprego” e “criação de empresa”.

Todos estes resultados revelam os impactos das medidas do Plano Tecnológico dirigidas à modernização administrativa e tecnológica, nomeadamente no que concerne ao Programa SIMPLEX. A melhoria dos serviços públicos em geral deve-se, em grande medida, ao esforço, empenho e dedicação da Administração Pública portuguesa.

Fonte:RCNELPT

Em apenas cinco anos o Governo mudou a face da Administração Pública, em termos electrónicos. Portugal passou de um modesto lugar, abaixo das médias europeias, para a liderança do Governo electrónico em termos de disponibilização dos serviços públicos 'online' e de sofisticação dos serviços, qualquer que seja o ângulo pelo qual se analise o ranking. A liderança portuguesa é absolutamente incontestável e é mérito do actual governo e dos funcionários da Administração Pública.

Uma derrota estrondosa daqueles que, muitas vezes fazendo muito pouco pelo país, passam a vida a "papaguear", dedicando-se à maledicência do funcionalismo público e do país.

(Clicar)Link